Parque Tecnológico Itaipu tem novo diretor superintendente

Jorge Augusto Callado foi indicado pelo diretor-geral Marcos Stamm

da Redação

redacao@amanha.com.br

O Parque Tecnológico Itaipu tem novo diretor superintendente. Na quinta-feira (17), Jorge Augusto Callado assumiu o cargo, prometendo atenção especial às áreas de Tecnologia da Informação, Gestão Urbana e Recursos Hídricos. Ao tomar posse, Callado também ressaltou a proximidade com a comunidade e o aproveitamento de sua experiência na área de meio ambiente em projetos já em desenvolvimento como algumas de suas linhas de ação.

Indicado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, e referendado pelo Conselho Curador do PTI, Callado substitui Ramiro Wahrhaftig, que ficou um ano no cargo. Para Callado, a responsabilidade de dirigir o PTI representa um estreitamento da relação com o Oeste do Paraná, iniciada já nos tempos de faculdade, em estudos que desenvolveu na região, passando por uma série de trabalhos realizados em cargos que ocupou em sua carreira.

De acordo com ele, os conhecimentos produzidos, se não são aplicados, são anulados. “Nós temos um corpo técnico com elevado capital intelectual e não podemos perder a oportunidade de promover melhorias para as pessoas e a região, com base em todas as nossas informações técnico-científicas”, ressaltou.

O novo diretor superintendente do PTI era assessor de Stamm na Diretoria Financeira Executiva da hidrelétrica e, depois, na Diretoria Geral Brasileira. “Eu perdi o assessor, mas o PTI ganhou um profissional extremamente qualificado, que vai se dedicar muito”, disse Stamm. A relação entre Itaipu e PTI, segundo Stamm, é indissociável, pois o parque atua para dar condições à usina de cumprir sua missão, ampliada em 2003. O diretor ainda prevê um compromisso ainda maior com a sociedade e a região.

Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988), Jorge Augusto Callado é especialista em Gestão e Planejamento Ambiental; especialista em Limnologia; especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambiental; e mestre em Gestão Urbana. Desde 2011, ele é presidente do Conselho Regional de Biologia do Paraná e conselheiro estadual de Meio Ambiente (desde 2008). Foi conselheiro de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (2015-2018) e conselheiro estadual de Recursos Hídricos (2011-2013). É professor das disciplinas de Gestão Ambiental e Ecologia.

Entre os cargos que ocupou, estão o de diretor de Saneamento Ambiental da SUDERHSA-Instituto das Águas do Paraná (2003-2010); coordenador estadual de Resíduos Sólidos-SEMA-PR (2004-2005); secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (2010); superintendente do Ibama no Paraná (2012-2015); assessor técnico para área de Meio Ambiente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo SUL-BRDE (2015-2017); e assessor técnico da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu.

O PTI atua no desenvolvimento econômico e social do Oeste do Paraná por meio de iniciativas diversas, como a geração de empregos, com o estímulo a novos negócios e ao turismo sustentável. O apoio à educação também é uma das prioridades do Parque, onde é feita a iniciação científica de crianças e adolescentes, formação técnico-profissional de jovens e o apoio à viabilização de mestrados e doutorados com foco em demandas da região. Na área de armazenamento e produção de energia, realiza pesquisas com fontes renováveis, como biogás e hidrogênio e presta apoio à Itaipu no domínio de tecnologias, principalmente nos quesitos de automação e segurança de barragens.

Nos municípios, o PTI dá suporte ao planejamento das prefeituras para a elaboração de planos de saneamento, resíduos sólidos, mobilidade urbana e captação de recursos, e investe em tecnologias sustentáveis, com pesquisas voltadas ao agronegócio, mapeamento georreferenciado da região e mobilidade elétrica. Na temática de inclusão social e produtiva, são apoiados mais de 500 pequenos produtores nas esferas da agricultura familiar, com a comercialização, beneficiamento e distribuição de produtos. As informações parte do JIE – Jornal de Itaipu Eletrônico.



leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: