Paraná participa de iniciativa da UE para o desenvolvimento urbano

Objetivo é conectar cidades e regiões com objetivos similares em matéria de desenvolvimento sustentável

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Paraná participa de iniciativa da UE para o desenvolvimento urbano. Na foto, Curitiba

Nesta quinta (3), o Paraná e a Comunidade Valenciana (Espanha) assinam acordo de cooperação por meio do qual se comprometem a trabalhar juntas em projetos de desenvolvimento, de forma inovadora e sustentável, no contexto do Programa Cooperação Urbana Internacional (IUC) da União Europeia. A assinatura do acordo coincide com a Missão Anual de Embaixadores da União Europeia, que este ano se realiza no Paraná, e contará com a presença da governadora do Estado, Cida Borghetti, do embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, e do embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Villalonga. 

"Este programa faz parte de uma estratégia de longo prazo da União Europeia para fomentar o desenvolvimento urbano sustentável em cooperação tanto com os setores público e privado quanto com grupos comunitários e os cidadãos. O IUC é uma oportunidade para as regiões aprenderem umas com as outras, estabelecerem metas ambiciosas, formarem parcerias duradouras, testarem novas soluções e promoverem seu perfil internacional. Esta parceria entre o estado do Paraná e a Comunidade Valenciana trará benefícios tecnológicos para diversas áreas econômicas, por meio da inovação e das tecnologias digitais”, destaca João Gomes Cravinho, embaixador da União Europeia no Brasil. 

A iniciativa IUC, financiada pela União Europeia, tem como objetivo conectar cidades e regiões da América Latina e Europa com objetivos similares em matéria de desenvolvimento sustentável para compartilhar soluções e boas práticas, tendo em vista a Nova Agenda Urbana e a Luta Contra as Mudanças Climáticas. A cooperação entre regiões busca promover o crescimento, inovando e compartilhando conhecimento com clusters, cadeias globais de valor e estratégias de especialização inteligente. Algo relevante para a América Latina, onde os governos estão tentando diversificar suas economias baseadas eminentemente no mercado de commodities. Parte da solução é cooperar estreitamente com o setor privado, ajudando a reunir empresas dentro e fora da UE, bem como envolvendo pequenas e médias empresas.

Eixos do IUC
O programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) gira em torno de três eixos principais: cooperação cidade-cidade para desenvolvimento urbano sustentável; o estabelecimento do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia; e a cooperação entre regiões para estimular o desenvolvimento econômico regional através da inovação, competitividade e especialização inteligente. Na América Latina e Caribe, o programa é chamado IUC-LAC, que tem um orçamento de mais de 5 milhões de euros, durará três anos, sendo escolhidas 20 cidades entre Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e Peru e 20 regiões na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru para colaborações com suas contrapartes europeias.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: