Universidades criam Aliança para Inovação em Porto Alegre

PUCRS, UFRGS e Unisinos querem tornar a cidade referência na área

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Universidades criam Aliança para Inovação em Porto Alegre

As três maiores Universidades da capital gaúcha – PUCRS, UFRGS e Unisinos – lançaram nesta segunda-feira (9) a Aliança para Inovação de Porto Alegre (foto). A articulação entre as universidades visa potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da cidade. O evento de lançamento foi realizado na Reitoria da UFRGS e contou com a participação de Josep Piquè, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP). Ele foi um dos idealizadores do Projeto Barcelona @22, que transformou a cidade espanhola em uma referência na área de smart cities e distritos de inovação no mundo, atuando também como consultor internacional de importantes projetos de revitalização urbana baseados na inovação, como os de Medellin (Colômbia) e de Santa Catarina.

A ação tem como foco transformar a cidade de Porto Alegre em uma referência na área de inovação e empreendedorismo no país, potencializando conexões locais, nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento social e econômico. Outros objetivos são criar um polo gerador de novos empreendimentos de base tecnológica e startups, atrair novos investimentos e reter talentos no ecossistema de inovação da capital. Também projeta-se avançar em ações estruturantes da cidade, como a viabilização de espaços urbanos adequados e com incentivos direcionados à atração de empreendimentos inovadores e novos investimentos, com modernos espaços para viver, morar e trabalhar.

, “essa Aliança está alinhada ao posicionamento estratégico da universidade: inovação e desenvolvimento. Além disso, a articulação entre as universidades abre perspectivas positivas de crescimento e de melhoria da qualidade de vida em nossa cidade”, destacou Evilázio Teixeira, Reitor da PUCRS. O Reitor da Unisinos, Marcelo de Aquino, complementou afirmando que as universidades são parceiras dessa Aliança de transformação de Porto Alegre pela inovação tecnológica. “Esse é o jeito das três instituições de servir a coletividade humana: transformar os espaços de convivência pública em áreas de realizações pacíficas de nossos sonhos e possibilidades”, disse. Para o Reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, Porto Alegre necessita urgentemente tornar-se em um centro de produção de conhecimento, tecnologia e inovação gerando modelos de desenvolvimento, dando oportunidades de trabalho e oferecendo melhor qualidade de vida para a sua população.  “A Aliança entre as três universidades é uma convergência de potencialidades complementares e aditivas essencial para que se alcance esses objetivos em parceria com a sociedade e os governos”, completa.


leia também

comentarios




Tiago Silva

Ótima notícia! A região está implorando por estas iniciativas. Precisamos recuperar o tempo perdido.

Comentar

Adicione um comentário: