Primeira eletrovia do Brasil cortará o Paraná de Leste a Oeste

Presidente da Copel avalia que a iniciativa abre espaço para o desenvolvimento dos carros elétricos no país

Da Redação

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Presidente da Copel avalia que a iniciativa abre espaço para o desenvolvimento dos carros elétricos no país

O governador Beto Richa inaugurou nesta terça-feira (27), em Curitiba, o primeiro eletroposto de uma eletrovia que vai cortar o Paraná. A iniciativa é pioneira no Brasil e o serviço vai abranger cerca de 700 quilômetros da BR-277, entre Paranaguá e Foz do Iguaçu. Ao todo, serão oito unidades ao longo do trajeto para abastecimento de veículos elétricos. Os primeiros postos que entram em operação, na capital e em Paranaguá, terão uma fase de testes e farão recarga gratuita de carros elétricos. “A Copel e o Governo do Paraná saem na frente mais uma vez, com a criação da primeira eletrovia do país, cortando todo o Estado, de Leste a Oeste”, afirmou Richa.

“A troca de carros convencionais pelos elétricos vai transformar o setor de mobilidade e a Copel pretende oferecer uma rede de energia robusta e inteligente para essa mudança”, explicou o presidente da estatal, Antonio Sergio Guetter (foto). Ele avalia que a iniciativa do Paraná abre espaço para o desenvolvimento dos carros elétricos no país. “Nós identificamos três grandes tendências. A primeira é a inovação tecnológica dos carros elétricos, a segunda é a mudança do comportamento do consumidor, que pretende ter domínio sobre seus custos de energia e dos insumos que utiliza, e a terceira o esforço internacional para reduzir as emissões de carbono”, disse.

O projeto da eletrovia é uma parceria entre a Copel e a Itaipu Binacional. O investimento inicial, realizado pela Copel, é de R$ 5,5 milhões. Tanto eletroposto de Curitiba como o instalado no Litoral começam a funcionar nesta terça-feira. Ainda neste ano serão instalados eletropostos em Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Irati. A autonomia dos carros elétricos é em torno de 150 quilômetros e as unidades foram projetadas para ficar a cerca de 100 quilômetros de distância uma da outra. Como o setor ainda não está regulamentado pela ANEEL, a iniciativa está no âmbito da pesquisa e por isso não há cobrança dos usuários.

De acordo com a FGV Energia, com dados da International Energy Agency (IEA), o estoque mundial de carros elétricos até 2030 deve atingir 140 milhões – 10% da frota total de veículos leves de passageiros. A frota atual é de 3,3 milhões de veículos elétricos no mundo. Países como Noruega, Índia e Alemanha já têm metas de banir carros movidos a combustíveis fósseis nos próximos anos. A expectativa é que sejam comercializados entre 1,7 milhão e 2 milhões de veículos elétricos e híbridos no mundo em 2017. No Brasil, a frota de veículos elétricos puros e híbridos em 2016 era de 2,5 mil unidades.


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