Do paneleiro à indústria do colarinho

Mundo cervejeiro estará reunido em abril na Envase Brasil 2018

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

Mundo cervejeiro estará reunido em abril na Envase Brasil 2018

O mercado das cervejas artesanais não para de crescer no Brasil. Somente em 2017 o incremento foi de 37,7%, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa). O ano fechou com 679 cervejarias e 8,9 mil produtos registrados, uma média de 13 rótulos por marca. O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de empresas: são 142, ou seja, uma cervejaria para cada 79.873 habitantes. Surfando nessa “onda lupulada”, a Envase Brasil 2018 chega para ajudar o setor a inovar e crescer. A feira acontecerá de 24 a 28 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, com uma multiprogramação para gerar negócios a troca de conhecimento.

Painéis, rodadas de negócios e relacionamentos, Projeto Comprador e workshop, além de soluções em máquinas, equipamentos e produtos exibidos na feira, estarão a serviço do setor, do paneleiro (pequeno produtor) à indústria da cerveja. A agenda começa ainda no dia 24 de abril, com a Rodada de Negócios e Relacionamentos Sebrae. O encontro acontecerá no Espaço Villa Beer, das 14h30min às 18h, sob curadoria do Sebrae RS. Os paneleiros, que passam de consumidores a produtores, tornaram esse mundo ainda mais interessante. A oferta de marcas e estilos não para de crescer. Acompanhando essa evolução, a Envase Brasil 2018 também sedia a 3ª Conferência de Segurança de Alimentos com o tema ‘A Produção Legal de Cerveja Artesanal’. Seis profissionais especializados no assunto conduzirão cinco palestras no dia 25 de abril, das 15h às 18h, no Auditório 1.

Ainda no segundo dia do evento, às 19h, o presidente da Escola Superior de Cerveja e Malte, Carlo Enrico Bressiani, apresentará o tema “2018 – O ano do Brew Pub no Brasil”. O painel será realizado no Villa Beer Workshop. Com a aprovação da entrada das microcervejarias no Simples Nacional, o movimento ganhou ainda mais força. Além disso, o modelo de negócio também se sustenta na proximidade com o consumidor final, no crescimento da cerveja artesanal, no movimento gastronômico com e beba no local e na capacitação dos envolvidos.

Na quinta-feira, 26 de abril, no Auditório 1, três feras no assunto participarão do Envase Experience “Falando de Cerveja”. Marcos Guerra, da Lohn Beer de Santa Catarina; Rodrigo Veronese, da Leopoldina do Rio Grande do Sul e Samuel Cavalcante (foto), da Bodebrown do Paraná, são os painelistas confirmados. Cavalcante estará repartindo com o público inúmeras experiências de sucesso da Bodebrown como o ineditismo de ter sido a primeira cervejaria escola do país a formar cervejeiros artesanais, ampliando, assim, o universo da cerveja, além dos consumidores. O empreendedor também falará sobre o BeerTrain, passeio de trem pela Serra do Mar, entre Curitiba e Morretes, com degustação de cervejas a bordo e do Black Card, sistema com autoatendimento, criado para venda de chopes em contêineres por meio de torneiras automáticas acionadas por cartão magnético. 


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: