Novo Cadastur é lançado na região Sul

Ferramenta vai auxiliar na legalização do turismo no país

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Novo Cadastur é lançado na região Sul

Na quarta-feira (21) foi a vez de a região receber o lançamento do Cadastur 3.0, ferramenta que vai auxiliar na legalização do turismo no país. Em Porto Alegre (RS), representantes do setor turístico e gestores municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina participaram da solenidade e conheceram o passo a passo da inscrição no novo Cadastur, que será inteiramente digitalizada. Em uma interface intuitiva e interligada ao banco de dados da Receita Federal, o sistema desburocratiza e agiliza o processo de regularização das empresas do setor.

O chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Ministério do Turismo, Hercy Filho, foi o responsável pela apresentação do novo site. “O sistema foi desenvolvido para simplificar a vida do empresário que vai renovar ou realizar seu primeiro cadastro e para o turista que ganha um canal seguro de consulta a prestadores de serviços turísticos de todo o Brasil”, afirmou.

Com a medida, a expectativa é garantir que os 1.666 meios de hospedagem registrados no Rio Grande do Sul pelo censo da hotelaria encomendado pelo MTur estejam cadastrados no Cadastur. Atualmente, apenas 383 (22%) estão regulares. Nos demais estados da região, a situação é semelhante: em Santa Catarina o índice é de 24% de formalização enquanto no Paraná ele está em 27%. Além da formalização de hotéis e pousadas, o cadastro também é obrigatório para outras categorias: agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, guia de turismo e transportadora turística. O Cadastur estará em vigor em todo o país até o fim de março. Esta é a última fase da implantação da ferramenta, que já foi lançada nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Norte.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: