Observatório de Cidades Inteligentes ganha forma na Smart City Curitiba

OBCI será referência para as entidades e legisladores se atualizarem sobre o ambiente regulatório do mundo moderno

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes ganha forma na Smart City Expo Curitiba

A Federação Nacional das Empresas de Software (Assespro), o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e o iCities Smart Cities Solution lançaram nesta quinta-feira (1) o OBCI (Observatório Brasileiro das Cidades Inteligentes), com escritório em São Francisco, nos Estados Unidos. A formalização do acordo contou ainda com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Frederico Lacerda. O acordo tem a chancela do Consulado Geral do Brasil em São Francisco, representado pelo embaixador Pedro Henrique Lopes Bório. Ao conhecer a iniciativa, o embaixador manifestou seu apoio para a instalação do OBCI na cidade do Vale do Silício.

O nascimento do observatório ocorre em momento decisivo da maturidade do ambiente de cidades inteligentes no país, com a realização do Smart City Expo Curitiba, evento do consórcio espanhol Fira Barcelona Internacional, entidade de maior prestígio mundial nas iniciativas para o desenvolvimento de cidades inteligentes no mundo. “O Brasil tem a obrigação de se manter na vanguarda das cidades inteligentes depois de receber o reconhecimento da Fira Barcelona com a realização do Smart City Expo. A função do OBCI vai ser acompanhar de perto as discussões em São Francisco, numa conexão direta com o Vale do Pinhão”, afirmou Bório, em depoimento gravado em vídeo.

O papel do observatório será de extrema relevância para o Brasil, servindo de referência oficial para as entidades e legisladores se atualizarem sobre o ambiente regulatório do mundo moderno. As cidades estão cada vez mais conectadas com seus cidadãos, que por sua vez ganham crescente voz ativa e participação nas questões cotidianas. É por causa da complexidade da vida em sociedade e da dinâmica da sobrevivência que é tão premente prover os gestores públicos e legisladores de todas as formas possíveis de conhecimento no trato regulatório. O trabalho do OBCI será de pesquisar, traduzir e disseminar conhecimento de interesse público.

“O IBQP terá papel fundamental nesse processo, diante da ampla experiência e know-how em pesquisas, sendo a maior autoridade em pesquisa do empreendedorismo no Brasil como realizador da pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor para Babson e London Business School”, avalia Robert Janssen, diretor internacional da Assespro Nacional, um dos articuladores do acordo. 

O iCities foi escolhido pela Fira para promover seu evento no Brasil, na cidade de Curitiba justamente pelo reconhecimento como empresa precursora dos debates para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e humanas. É a empresa que mais realizou eventos, seminários e consultorias para o desenvolvimento sustentável das cidades no Brasil até hoje.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: