Eva Sopher morre em Porto Alegre aos 94 anos

Ela dirigia o Theatro São Pedro desde sua fundação

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Eva Sopher morre em Porto Alegre aos 94 anos

A presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher, faleceu na quarta-feira (7) em Porto Alegre. Eva deu entrada no hospital Moinhos de Vento em decorrência de uma broncopneumonia, que resultou em falência orgânica múltipla e parada cardiorrespiratória. Eva deixa duas filhas, quatro netos e sete bisnetos. 

Dona Eva, como era mais conhecida, nasceu na Alemanha e mudou-se para o Brasil na década de 1930. Em 1975, tornou-se diretora do Theatro São Pedro, quando passou a construir um legado de mais de 40 anos dedicados à cultura do Estado. Ela esteve à frente da presidência da Fundação Theatro São Pedro, desde sua fundação, em 1982. Eva participou da reforma do teatro, em 1984, e da construção do Multipalco, projeto que começou a sair do papel em 2003, com previsão de inauguração em 2006.

Eva, tida como um ícone da cultura gaúcha, foi homenageada diversas vezes por seu trabalho, destacando-se o recebimento da Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honra concedida pelo Legislativo gaúcho, o prêmio Personalidade Top Ser Humano 2008 da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul. Em 2015, Eva recebeu a “Medalha de Goethe” (Goethe-Medaille) do Instituto Goethe na Alemanha pelo seu trabalho como presidente do Theatro São Pedro de Porto Alegre onde, segundo a justificativa do prêmio, criou “um local de encontro internacional para artistas de todos os estilos”.

leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: