Economia dos EUA encolhe no primeiro trimestre

O PIB contraiu 0,7%, em vez de avanço de 0,2% como reportado originalmente

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Economia dos EUA encolhe no primeiro trimestre

A economia dos Estados Unidos teve um desempenho pior do que o previsto inicialmente nos três primeiros meses deste ano. Foi isso que mostrou o levantamento do Departamento do Comércio do país nesta sexta-feira (29). O Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano teve contração a uma taxa anualizada de 0,7% entre janeiro e março deste ano, em vez de avanço de 0,2% como o reportado originalmente. No quarto trimestre de 2014, houve crescimento de 2,2%.

O comportamento do PIB nos três meses até março foi atribuído a um déficit maior na balança comercial, com exportações mais fracas e elevação expressiva nas importações. Também contribuiu para o fato um abrandamento mais marcado no gasto do consumidor americano em consequência do impacto de um inverno mais rigoroso. Essa foi a primeira contração econômica desde o decréscimo de 2,1% no primeiro trimestre de 2014, resultado esse também relacionado às condições meteorológicas desfavoráveis.

Conforme o relatório, o consumo das famílias, que responde por 70% da atividade econômica norte-americana, cresceu a uma taxa anualizada de 1,8% no primeiro trimestre, 0,1 ponto percentual abaixo do calculado inicialmente. Para o trimestre até junho, alguns analistas já projetam uma expansão de 2% a 2,5% para o PIB dos Estados Unidos, com fortalecimento da economia no fim do ano.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: