Itaipu inaugura Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica

Unidade terá como foco pesquisa e inovação, especialmente na área de armazenamento de energia

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Itaipu inaugura Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica

O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, visitou a usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), nesta terça-feira (16) para uma série de compromissos, entre eles, a inauguração oficial do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica (CI-MES) e a assinatura de um acordo de cooperação, entre Itaipu e Ministério do Meio Ambiente, para a implantação do Programa de Mobilidade Sustentável nos Ministérios. O programa é uma das estratégias do País para atender ao compromisso assumido na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-21), em Paris, de reduzir as emissões em 37%, para até 2025, e de 43% até 2030.

As instalações do CI-MÊS (foto) ficam em frente ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos (CPDM-VE), dentro da usina. A estrutura tem mais de 3 mil metros quadrados de área construída e conta com laboratórios, oficinas, ferramentaria e showroom, entre outros espaços. Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, “o Centro é importante porque vai ajudar o país a cortar etapas no processo de desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentável. São projetos que serão úteis para a Itaipu e também para o Brasil.”

O centro terá como foco pesquisa e inovação, especialmente na área de armazenamento de energia. Ali, serão desenvolvidos a segunda geração da bateria de sódio com tecnologia nacional, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI); sistemas inteligentes de armazenamento de energia, com aplicação em áreas isoladas; e soluções para gestão de energia e mobilidade. Enquanto o novo galpão focará a pesquisa e a inovação, o CPDM-VE concentrará a parte dos grandes equipamentos – como o laboratório de solda, as máquinas de corte de precisão e o dinamômetro de rolo, usado no projeto do ônibus híbrido a etanol, desenvolvido em parceria com a Finep.

Surgido em 2006 como uma iniciativa liderada pela binacional, o Programa VE aos poucos foi angariando parceiros e desenvolvendo diferentes protótipos. Atualmente, a Itaipu mantém cerca de cem veículos elétricos circulando na empresa, entre eles, carros de passeio, caminhão, ônibus, utilitário e até um avião elétrico.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: