Qualidade alemã em Santa Catarina

O auge da BMW no país se concretizou com a planta de Araquari

Da Redação

redacao@amanha.com.br

O auge da BMW no país se concretizou com a planta de Araquari

O trecho a seguir faz parte do livro “Santa Catarina – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.

Há mais de 20 anos, a qualidade da tecnologia alemã do BMW Group chegou ao mercado automotivo brasileiro. Companhia líder do mercado de veículos premium, com as marcas BMW, MINI e BMW Motorrad, o centenário BMW Group hoje opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países, com operações em mais de 140 nações. A marca que estampa em sua identidade visual os tempos passados, quando era fabricante de motores de avião – com uma hélice nas cores do céu –, desponta no cenário brasileiro com aproximadamente 12 mil automóveis produzidos no país de 2014 a 2015, em uma fábrica operando em Santa Catarina desde o final de 2014.

A atuação nacional começou em 1995, com o estabelecimento de uma empresa de vendas para comercializar seus veículos no Brasil. Já em 1999, foi criada no país a BMW Group Serviços Financeiros, com o objetivo principal de viabilizar a compra dos produtos BMW – carros e motocicletas – e MINI, por meio de soluções em financiamentos, seguros e leasing.  O BMW Group Serviços Financeiros prima pela criação de planos exclusivos de financiamento, adaptados ao perfil do cliente, com vantagens diferenciadas das tradicionais soluções financeiras.

Dez anos mais tarde, a companhia lançou, em terras brasileiras, a marca britânica MINI, trazendo ao mercado nacional os seus icônicos carros compactos premium. A nova operação no país transformou a companhia em BMW Group Brasil. Concessionárias foram inauguradas em São Paulo e Curitiba, incluindo os serviços da área de pós-venda. Hoje, a marca MINI tem 27 concessionárias no país, e as vendas já ultrapassaram os 14 mil veículos. Ainda em 2009, a companhia abriu uma linha de montagem de motocicletas da BMW Motorrad, em Manaus (AM), primeira operação de motos do grupo fora da matriz em Munique, na Alemanha. A qualidade do BMW Group materializou-se no BMW G 650 GS – primeiro modelo montado em solo brasileiro. Atualmente, são nove modelos produzidos no Brasil.

Com a expansão progressiva da operação e consequente fortalecimento no segmento nacional de veículos importados premium, a BMW conquistou os clientes brasileiros. E essa sólida relação com o cliente é assegurada por uma ampla rede de concessionárias, responsáveis pelos processos de vendas e pós-vendas, com critérios rigorosos de qualidade e de atendimento ao cliente. O lema “Puro Prazer de Dirigir” norteia as ações do BMW Group Brasil, que investe no maior alcance nacional, com aumento do número de concessionárias ano a ano, para oferecer sempre os últimos lançamentos do seu line-up mundial.

A operação no Brasil contribui para o êxito da fabricante no cenário mundial. Os números das vendas nacionais provam que a BMW conquistou o brasileiro e que o país se firma como um mercado estratégico para as operações da companhia. Em 2015, o BMW  Group Brasil comercializou cerca de 18 mil carros – sendo 2 mil da marca MINI – além de 7,8 mil motocicletas.

Força nacional
O auge da expansão da BMW em território brasileiro e a consolidação da empresa em duas décadas de atuação no país se concretizou com a instalação de sua primeira fábrica sul-americana de automóveis, instalada em Araquari. Santa Catarina, além de receber uma das líderes mundiais do mercado de veículos de luxo, gerou a prospecção de 700 vagas de empregos diretas e 2,5 mil indiretas, com um aporte de R$ 800 milhões em investimentos. O norte do estado foi a região escolhida pela proximidade portuária e pela qualidade da mão de obra técnica. 

A operação para a construção da fábrica iniciou-se em 2013, em uma área de 1,5 milhão de m². Em setembro de 2014, o projeto se tornou realidade com o primeiro BMW Série 3 Active Flex saindo da linha de produção. Com capacidade para produção de 32 mil veículos por ano, a unidade fabril e sua infraestrutura permite a realização das atividades de montagem, carroceria/soldagem, sistemas de pintura e logística. 

leia também

Automóveis catarinenses na terra do Tio Sam - BMW de SC exportará 10 mil carros para os EUA a partir de junho

BMW confirma produção adicional do modelo X1 - A fábrica em Araquari destinará 2 mil veículos para exportação

BMW em Araquari terá novo comando - O alemão Carsten Stoecker dirigirá a fábrica

Helder Boavida presidirá BMW no Brasil - Arturo Piñeiro irá para os Estados Unidos

Mercado externo é tábua de salvação para a BMW - Na visão de Helder Boavida, exterior é a melhor saída para frear a crise

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: