Liderança: soluções oferecidas com simplicidade

Marca nasceu para resolver problemas que afligem o empresário

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Sede da Liderança Serviços, em São José

O trecho a seguir faz parte do livro “Santa Catarina – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.


A globalização e a abertura das fronteiras brasileiras aos produtos de outros países tornaram o mercado local mais competitivo e exigiram mudanças na gestão das companhias nacionais. Forçadas a se adaptar, empresas de diversos portes e setores decidiram concentrar a atenção em suas atividades principais, o que os especialistas chamam core business, recorrendo à terceirização de serviços como limpeza e segurança.

Um novo mercado se abriu, ocupado inicialmente por pequenos e médios investidores que anteciparam a oportunidade de negócio. Em Santa Catarina, não foi diferente: e uma dessas novas empresas criadas para atuar como terceirizadas foi a Liderança Serviços, que começou pequena, mas registrou crescimento exponencial. Criada por Francisco Lopes de Aguiar, em 1995, a empresa é resultado de uma conjunção de fatores positivos. No macro, o momento era oportuno, com a expansão do mercado de locação de mão de obra. No micro, Aguiar tinha profundo conhecimento em gestão de pessoas, ponto nevrálgico desse tipo de empresa.

O empresário chegou a Santa Catarina em 1982, ano marcado pelas enchentes que devastaram o Vale do Itajaí, mas desembarcou por aqui para trabalhar na capital. Atuando em uma das empreiteiras que trabalharam na construção da Ponte Pedro Ivo Campos, terceira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o continente, ele era justamente o responsável pelo departamento pessoal. A tarefa exigia admitir e demitir funcionários e fazer a gestão de pessoal no canteiro de obras. Essa experiência adquirida ao lidar com o pessoal da obra serviu de credencial para que ele assumisse o cargo de gerente em uma prestadora de serviços, em 1986. Mas em pouco tempo Aguiar quis se tornar protagonista da própria empresa. E a primeira empreitada foi a criação, em sociedade, de uma distribuidora de medicamentos. Ao perceber a mudança no cenário que se desenhava no Brasil, Aguiar criou a Liderança, inicialmente instalada em uma pequena sala no bairro Bela Vista, em São José, na Grande Florianópolis. 

Nascimento de uma marca
O nome Liderança é anterior até à criação da empresa de serviços: veio da antiga distribuidora de produtos farmacêuticos que Aguiar administrava. A marca foi definida para permanecer na memória dos clientes, com simbologia que remete exatamente ao que a empresa se propõe. Antes do primeiro “L” há um emaranhado de linhas – o que representa a dificuldade do cliente em gerenciar alguns serviços que não integram seu core business. Abaixo do nome Liderança, há uma linha única, limpa, que sublinha a palavra e marca a simplicidade das soluções oferecidas. A intenção é demonstrar que a Liderança resolve problemas que afligem o empresário. Em 2013, a logomarca passou por pequenas mudanças, justamente para reforçar a imagem de simplicidade e eficiência. A linha traçada abaixo da palavra ficou, então, um pouco mais reta, com a intenção de transmitir a ideia de continuidade e foco.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: