Instituto AMANHÃ promove quarta edição do LIDERARH

José Fragnan, VP de manufatura da Embraer, palestrou em Passo Fundo

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Instituto AMANHÃ promove quarta edição do LIDERARH, em Passo Fundo

O Instituto AMANHÃ promoveu na quarta-feira (29), na sede da Farmácias São João, em Passo Fundo (RS), a quarta e última edição do LIDERARH 2017. O encontro reuniu a alta direção da área de Recursos Humanos de companhias do Planalto Médio. O evento foi especialmente desenhado para oportunizar troca de experiências sobre liderança orientada para resultados e enfrentamento de crises. A atividade é desenvolvida em duas etapas: “O Líder no Comando”, uma palestra do CEO de uma grande empresa nacional, e a apresentação de um case de condução de equipes. Esta edição tem o patrocínio especial da IMED– Inspira Quem Transforma; e patrocínio da Unimed-RS e Exal. 

José Luiz Fragnan (foto), vice-presidente de manufatura da Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, dirigiu a palestra “Inovação e liderança”. O executivo destacou o que caracteriza uma empresa inovadora, os casos de sucesso mais recentes, além de expectativas para o futuro. Dentro deste universo, Fragnan discorreu sobre qual o papel do líder que sustenta uma organização como a Embraer. Ele compartilhou os resultados de uma pesquisa que ele realizou em 77 companhias brasileiras de vários tamanhos, setores e estruturas de capital, com o objetivo de mapear o DNA de uma empresa inovadora para seu trabalho de conclusão de um MBA. Nela, há conclusões surpreendentes como o fato que empresas de capital aberto sejam menos inovadoras que as de capital fechado e também aquelas de controle familiar. “As companhias que têm ações em bolsa de valores ficam preocupadas em prestar contas ao mercado com um olhar focado em retornos de mais curto prazo. Isso acaba levando a uma certa volatilidade”, avaliou. O levantamento também mostrou que empresas que se fundem têm propensão a inovar menos, pois optam por crescer ganhando novas fatias de mercado via aquisições.

Fragnan apresentou iniciativas que estimulam a inovação na companhia como o Desafio Innova. Na empresa, qualquer funcionário pode coletar ideias ou mesmo tirar dúvidas sobre processos internos. No caso de identificar um problema que não consiga solucionar, ele envia o questionamento para seus colegas – entre eles engenheiros e diretores de todos os departamentos. O colaborador também pode sugerir inovações que passam por uma banca. Caso elas recebam aprovação, também recebem orçamentos exclusivos para o seu desenvolvimento. Um dos programas da empresa, o “Boa Ideia”, já coletou mais de 100 mil sugestões ao longo de 27 anos de existência. Porém, a fabricante de aviões sediada em São José dos Campos, no interior de São Paulo, não busca conhecimento apenas dentro de suas unidades. Tanto é assim que a Embraer inaugurou no final de agosto um Centro de Tecnologia em Florianópolis. A companhia também estabelecerá equipes no Vale do Silício e em Boston, nos Estados Unidos, para colaboração com empresas de tecnologia iniciantes, investidores e acadêmicos.

Na sequência, a São João apresentou seus cases de liderança e gestão tributária e de imagem. Segundo o plano estratégico da rede de farmácias, até 2020 a marca deve estar entre as três maiores varejistas do Brasil, de acordo com o presidente Pedro Brair. “A São João é uma empresas familiar e que está no mercado muito competitivo e, ao mesmo tempo, que é familiar, tem de ter velocidade no varejo, presente em Santa Catarina e Paraná sem perder a identidade do Rio Grande do Sul”, observou Eron Moraes, gestor de marketing da companhia. Uma das principais bandeiras da São João tem sido seu programa de integridade. “Compliance é algo que vai muito além da gestão, é mais que um conjunto de regras para manter a ética. Hoje, ela é uma necessidade para nós e a trabalhamos fortemente com nossos funcionários”, destacou André Menegazzo, gestor tributário da companhia. 

Da esquerda para a direita: Pedro Brair (presidente da São João); abertura com o diretor geral da IMED, Eduardo Capellari, e Jorge Polydoro, Publisher de AMANHÃ; Eron Moraes (São João); André Menegazzo (São João) e o público

Patrocinadores:

leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: