Evolução muito além da estrada

Marcopolo busca experiências em diferentes mercados

Da Redação

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Marcopolo busca experiências em diferentes mercados

Não pense que a Marcopolo aplica tecnologia apenas em seus ônibus fabricados ao redor do mundo. Com o objetivo de ampliar e diversificar sua atuação no ramo de mobilidade, a empresa desenvolveu, em parceria com a Aeromóvel, vagões de passageiros para o Automated People Mover (APM), transporte com foco em energia limpa e via exclusiva que não interfere no contexto urbano das cidades. 

A partir do Centro de Inovação e Design localizado em Caxias do Sul, as equipes da Marcopolo trocam experiências relacionadas a processos, materiais e tecnologias aplicadas em cada mercado. “No caso do Aeromóvel, foi utilizada uma solução da planta da Austrália no desenvolvimento da saia [parte lateral inferior da carroceria do aeromóvel], melhorando o sistema de fixação e abertura das portinholas”, conta Petras Amaral, gerente de design e inovação da Marcopolo. 

Outra tecnologia pensada em conjunto é a poltrona Antisleep, que busca prolongar o estado de alerta e atuar contra a fadiga do motorista de veículos pesados, reduzindo o índice de acidentes. O invento foi desenvolvido em parceria com o Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes (Cemsa) e com a fabricante canadense Woodbridge. 

A Marcopolo é uma das 50 companhias Campeãs de Inovação. Em sua 14ª edição, o estudo ganhou novo formato, ao adotar o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). O Gimi é uma organização global sem fins lucrativos criada por um grupo de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação. Veja o resultado completo da pesquisa clicando aqui


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