A marca que vende qualidade de vida

Conheça a história da Aplub, case do livro "100 Marcas do Rio Grande"

A marca que vende qualidade de vida

Solidariedade, espírito inovador e uma permanente vocação para o pioneirismo são os ingredientes que, nas últimas cinco décadas, construíram a história da Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil – a APLUB. Na semente, uma empresa de previdência privada, sem fins lucrativos; mas esse broto se ramificou em áreas tão diversas quanto o futebol, a tecnologia da informação e a preservação ambiental. Em comum, um mesmo e sólido tronco: a confiança de seus associados. Valor que ajudou a APLUB a se tornar uma das maiores instituições de previdência aberta no país – hoje, são cerca de 65 mil planos ativos, somando em torno de R$ 35 milhões em benefícios ao ano.

A APLUB nasceu no dia 20 de novembro de 1964, no Salão de Conferências da Faculdade de Medicina da UFRGS. Ali, reuniam-se 155 profissionais de Porto Alegre, na maioria médicos, e 33 entidades de classe. Na época, um professor do curso de Medicina havia falecido prematuramente – e foi preciso que seus colegas coletassem fundos para ajudar a família desamparada. Professores e estudantes se uniram em uma mobilização solidária cujos frutos foram muito mais amplos do que se imaginava inicialmente. Pois ali surgiu a ideia de se criar uma associação privada que preenchesse as lacunas e as deficiências do serviço de previdência pública – uma associação que, em caso de morte ou aposentadoria de um de seus membros, garantisse a renda e o sustento de seus familiares. No ano seguinte, a associação começava suas atividades de assistência previdenciária organizada. Inicialmente, a empreitada teve como líder o dr. Rolf Udo Zelmanowicz, então tesoureiro do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. O primeiro escritório foi em Porto Alegre, mas logo a associação ganhou âmbito nacional. Em poucos anos, a APLUB passou a atuar no Rio de Janeiro – um dos polos nacionais do mercado previdenciário –, e hoje conta também com escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Belém.

Junto à expansão geográfica, abriram-se também outros e mais amplos horizontes. A APLUB, que começou como uma mobilização de profissionais liberais para ajuda mútua, logo passou a expandir suas atividades e interesses – mas sem jamais perder de vista a postura socialmente responsável, que é sua marca de nascença. Além das atividades previdenciárias, a associação passou a trabalhar com planos de seguros e de capitalização. À medida que suas ramagens se abriam, a APLUB avançava sobre novos nichos de mercado – e essa postura dinâmica e versátil é o que a leva, até hoje, a se expandir.

De bem com o futuro

Em 1972, o Grupo APLUB levou adiante sua vocação social com uma iniciativa pioneira na disseminação da cultura e do conhecimento: o primeiro programa de crédito educativo no Brasil. O projeto foi idealizado pelo fundador do grupo, o dr. Zelmanowicz, com base em um programa criado pelo Ministério da Educação da Colômbia. A iniciativa colombiana visava auxiliar alunos talentosos que precisassem de financiamento para completar o curso superior. A ideia foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Grupo – e assim surgiu a Fundação APLUB de Crédito Educativo (FUNDAPLUB), que nas últimas décadas já auxiliou cerca de 62 mil alunos carentes. Hoje, em torno de 15 mil jovens estudam com bolsas fornecidas pela associação. Outra iniciativa correlata é a APLUB Educação, empresa que oferece programas de educação à distância com baixo custo e alta qualidade. As opções oferecidas abrangem aulas de reforço para os ensinos médio e fundamental, cursos de idiomas e também cursos livres em áreas como Administração, Direito, Economia, Informática, Marketing e Pedagogia.

E o pioneirismo do Grupo não se deteve aí. Em 1974 – antes que a preservação do meio ambiente se tornasse um tema amplamente debatido –, a APLUB adquiriu uma área com cerca de 1 milhão de hectares na floresta Amazônica. Lá, foi constituída a maior reserva ambiental privada em todo o Brasil. O local é preservado até hoje e abriga mais de 80 milhões de árvores de diversas espécies. Em 2008, o grupo criou uma entidade socioambiental voltada para a preservação daquela área – a ECOAPLUB, que oferece títulos de capitalização em todo o país e destina parte dos lucros a projetos ambientais e à criação de programas de desenvolvimento sustentável.

As ramificações levaram a APLUB a um público-alvo cada vez mais amplo. No início, os serviços eram voltados para profissionais urbanos das classes A e B. Com o futebol incluíram também as classes C, D e E. A estratégia de popularização começou na década de 1980, nos campos de futebol. A primeira parceria foi firmada com o Internacional – na época, a diretoria da APLUB era formada majoritariamente por colorados. O patrocínio ao time levou o logotipo da APLUB às camisetas dos jogadores. Mas a convicção colorada não impediu parcerias com outros times. Em 2012, por exemplo, o Grupo patrocinou uma corrida em torno ao estádio do Grêmio – a volta olímpica ao Olímpico. Múltiplas ações também são feitas com o Guarani de Campinas, o Paraná Clube, o Corinthians e outros times. No Campeonato Gaúcho de 2011, o logotipo da APLUB adornava todos os estádios da competição, presença que voltou em 2014 em parceria com a Capemisa.

Outra jogada na expansão do Grupo veio em 1996, com a criação da APLUB Capitalização, um desdobramento que mirava nas classes com menor poder aquisitivo. Hoje, alguns dos seguros oferecidos pela empresa têm um custo de R$ 1 a R$ 5 ao mês – a venda é realizada individualmente, em bancas de jornais e restaurantes, por exemplo. A empresa é líder em premiações com títulos de capitalização, além de ser a subsidiária mais importante do Grupo APLUB, com um faturamento de mais de R$ 1 bilhão por ano.

Mudanças e adaptações à parte, o que não muda jamais são os valores que construíram a marca APLUB ao longo de quase 50 anos. Além de cultivar uma relação calorosa com a sociedade por meio de suas iniciativas culturais e ambientais, o Grupo mantém intacto o laço solidário que conecta seus associados. Porque, desde seu nascimento, a APLUB é uma marca que sempre entrega exatamente aquilo que promete. Seja no mercado segurador, na educação, na informática – como em qualquer outra empreitada que o futuro reserve.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: