Sicoob SC/RS: o triunfo da cooperação

Sistema cresce preservando os princípios do cooperativismo

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Sicoob SC/RS: o triunfo da cooperação

O trecho a seguir faz parte do livro “Santa Catarina – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.

Fazer do Brasil um país mais justo e democrático. Desse sonho, nasceu o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). Em Santa Catarina não foi diferente. A força do cooperativismo como gerador de negócios e resultados, aliada à preocupação com o atendimento dos interesses sociais, ganhou no Sicoob o propulsor do cooperativismo catarinense. 

Em 31 de outubro de 1997, a Cocecrer – Cooperativa Central de Crédito Rural de Santa Catarina – passou a integrar o Sistema Sicoob. Tentativas anteriores de integração de cooperativas já haviam sido implantadas com a fundação da Cocecrer-SC, em 1985, com o objetivo de “organizar em comum e em maior escala os serviços econômicos e assistenciais de interesse das filiadas, integrando e orientando suas atividades”. O sistema, então, começou a se formar: em 1993, a Central filiou sua primeira cooperativa de crédito urbana, dos fabricantes de porcelana do Vale do Itajaí, a Crediger – atual Sicoob Credipérola. O conjunto Central e as filiadas formam o Sistema Sicoob SC/RS.

A história do Sicoob SC/RS caminhou junto com a consolidação do cooperativismo catarinense. Hoje, Santa Catarina é considerado o Estado mais cooperativista do país. Sua participação no Sistema Financeiro Nacional é maior que a média regional, com grande concentração dos pontos de atendimento em cooperativas de crédito – e o Sicoob é o líder no segmento de cooperativismo de crédito, tanto no Estado quanto no país. 

O Sicoob desenvolve projetos buscando a melhoria dos processos de gestão, com a qualificação profissional constante através de programas de treinamento e capacitação, como a Escola de Dirigentes e Executivos – EDEX. Além do alcance de metas e indicadores de gestão e do aumento da produtividade, o Sicoob garante, assim, para seu cooperado um atendimento ágil e eficiente.

Em meio a tantas evoluções, uma característica genuína do cooperativismo de crédito catarinense foi preservada: o atendimento personalizado, que se sustenta como um diferencial competitivo das instituições. Para o Sicoob SC/RS, o associado deve ter o mesmo acolhimento e liberdade para tirar dúvidas e buscar soluções que atendem às suas necessidades, o que caracterizou a relação de parceria dos cooperados nas primeiras singulares fundadas no estado.

Os objetivos do Sicoob SC/RS são proporcionais ao seu potencial de crescimento. A instituição almeja ampliar a expansão para o Rio Grande do Sul, aprimorar a profissionalização de dirigentes e colaboradores, aumentar a sua participação nas principais cidades do estado e no litoral catarinense, buscar a aprovação da Lei Cooperativista Estadual e incorporar a educação financeira no currículo escolar do estado. Na sua quarta década de presença em Santa Catarina, o desafio do Sicoob SC/RS é crescer preservando os princípios do cooperativismo, tendo a sustentabilidade como norte para o avanço de mercado.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: