Transformação digital exige criação de valor em escala

Esta é uma das principais conclusões do Gartner Symposium, como conta o consultor Ademir Piccoli no artigo a seguir

Por Ademir Piccoli*

Gartner Symposium 2017, em São Paulo

Em um cenário onde grande parte das empresas enfrentam pressões por mudanças, a tecnologia é um fator fundamental para transformações dos modelos de negócios, competitividade e até sobrevivência de muitas delas. O tema central deste ano do Gartner Symposium no Brasil, em  São Paulo, abordou as alterações permanentes que estão dando origem aos negócios digitais e que vem transformando as atividades econômicas, os negócios e as indústrias. Nos próximos anos a tecnologia vai avançar em diversas esferas provocando muitas mudanças e fazendo com que a criação de valor se torne ainda mais essencial.

Os keynotes de abertura da conferência, os analistas do Gartner Cassio Dreyfuss, Mike Harris e Hung LeHong,deram o tom do evento. Destacaram a criação de valor digital em escala – não importa onde você esteja em sua jornada. Também mostraram a necessidade dos gestores promoverem a transformação digital nas empresas a fim de obter sucesso. E para que isso aconteça, precisam de uma combinação essencial de três aceleradores de escala:

Destreza digital
Destreza digital é um novo design organizacional e uma nova mistura de talentos para um novo ambiente de trabalho digital de alto desempenho. As organizações devem mudar internamente para mudar externamente.

Tecnologias de efeito de rede
As três tecnologias de efeitos de rede para focar em 2018 são a Internet das coisas (IoT), interfaces de programação de aplicativos (APIs) e Inteligência Artificial (IA). Elas ajudam na transição do CIO para a tomada de decisões táticas de tecnologia isoladas para construir uma plataforma de negócios digital estratégica integrada. Este conjunto único de tecnologias cria padrões virtuosos de crescimento, permitindo que o executivo crie um ambiente em que as ondas disruptivas se acumulem de maneira exponencial.

Plataforma digital industrializada
Significa criar uma plataforma digital integrada e coordenada que permita adicionar ou interromper dinamicamente os jogadores ou mudar a relação entre eles. Ela desencadeia a destreza digital de sua força de trabalho e desbloqueia o potencial da tecnologia de efeito de rede. Segundo os analistas do Gartner, isso também permite que se crie valor em todas as direções em escala: para cima, para dentro e para fora. A criação de valor costumava ser unidirecional – da organização para os clientes. Agora, pode escalar em todas as direções, de qualquer pessoa, em qualquer lugar e para qualquer um. 

A necessidade de se ter uma cultura digital ativa será imperioso para o futuro dos negócios. As empresas precisarão de pessoas com habilidades digitais, colaborativas, ágeis, analíticas, inovadoras e criativas. Além disso, segundo o Gartner, a área de RH passará a captar um número maior de pessoal com capacidade de explorar tecnologias existentes e emergentes para melhores resultados comerciais. Para isso, as organizações terão de fazer mudanças internas para que o reconhecimento externo fique evidente. 

Além da Inteligência Artificial e Internet das Coisas, a Interface de Programação de Aplicativos (APIs) passará a demandar mais atenção. Enquanto a IoT escala o mundo físico, as APIs escalam os relacionamentos nos ecossistemas. Eles permitem que os CIOs se conectem facilmente com parceiros, funcionários e até concorrentes. A “função” do CIO deve crescer e desenvolver-se à medida que os negócios digitais se propagam e as tecnologias disruptivas, incluindo máquinas inteligentes e analytics avançado, atingem a grande massa. 

A conclusão é de que a criação de valor utilizando as ferramentas será mais do que essencial.  Um dos destaques especiais da conferência de abertura do Symposium foi a industrialização da plataforma digital, que consiste em usar uma plataforma digital para criar novos mercados digitais. Ou seja, definir sua ambição digital, determinando o tipo de organização que quer ser. 

*Consultor de tecnologia e inovação para empresas e setor público. Diretor da Ventiur Aceleradora de Startups.


leia também

Novas tecnologias: tudo passa por pessoas e negócios - Recursos humanos serão cada vez mais imprescindíveis para as empresas, revela o consultor Ademir Piccoli neste artigo

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: