Copel inaugura complexo eólico no Rio Grande do Norte

No total, os empreendimentos somam um aporte de R$ 3 bilhões

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Copel inaugura complexo eólico no Rio Grande do Norte

Copel e Voltalia – empresa de geração a partir de fontes renováveis – inauguraram na quinta-feira (19) mais um conjunto de parques eólicos no Rio Grande do Norte, o Complexo São Miguel do Gostoso (foto). Os quatro parques do complexo foram conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no mês de junho, e seus 36 aerogeradores totalizam capacidade instalada de 108 MW – suficiente para abastecer aproximadamente 270 mil famílias. 

A Copel possui 49% do complexo, que tem potencial para produzir em torno de 520 GWh por ano. “Estamos a cerca de 3 mil quilômetros da nossa sede, em Curitiba, inaugurando usinas que materializam a visão inovadora, sustentável e empreendedora da nossa Companhia”, afirmou Antonio Guetter,  presidente da estatal. 

A Copel possui atualmente 15 parques eólicos reunidos em três grandes complexos em operação no Rio Grande do Norte. Outros 13 parques estão em construção no Complexo Eólico Cutia, com previsão de conclusão em 2019. No total, os empreendimentos eólicos somam um investimento de R$ 3 bilhões e uma potência de 646 megawats – energia que atende o equivalente a 2 milhões de pessoas. Com seus recentes parques eólicos, o parque gerador da Copel ultrapassa atualmente 93% de fontes renováveis.

Parceria
A Voltalia é uma companhia internacional produtora de energia elétrica a partir de fontes renováveis (eólica, solar, hidroelétrica e biomassa) e está presente em 15 países. “A energia eólica é uma nova fronteira que se abre no setor energético brasileiro. Energia limpa, renovável, uma alternativa importantíssima no parque gerador nacional”, analisa Robert Klein, diretor geral da Voltalia Energia do Brasil.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: