Campeãs da Inovação do Sul se encontram em Joinville

Antes da premiação, líderes acompanharam palestra de Patel

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Campeãs da Inovação do Sul se encontram em Joinville

A sede da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ) foi palco na terça-feira (3) do evento que premiou as Campeãs de Inovação do Sul (veja as fotos das premiadas aqui). A pesquisa, em sua 14ª edição, é uma iniciativa de AMANHÃ com a parceira técnica do IXL-Center (Center for Innovation, Excellence and Leadership), de Boston, entidade referência mundial na investigação das melhores práticas de gestão da inovação. 

“O estudo publicado por AMANHÃ é importante para formar um benchmark que oriente as empresas. O projeto está conscientizando as empresas sobre a importância da gestão em inovação”, reiterou Hitendra Patel, líder global do IXL-Center. Na solenidade também foi anunciada a parceria entre o Instituto AMANHÃ e o IXL-Center para aceleração da inovação em empresas e instituições. Juntas, as duas organizações utilizaram como referência o índice e metodologia do GIMI (Global Innovation Management Institute) – organização global sem fins lucrativos, criada por um grupo de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação. O programa GPA (Growth Path Analysis) será disponibilizado ao mercado a partir da segunda quinzena de outubro.  

03_OCT17_Amanha_070


Patel (foto acima) foi a atração principal do evento . “Em uma grande companhia, a minoria inovadora precisa fazer muito barulho para vencer a resistência da maioria conservadora”, declarou Patel, logo no início de sua apresentação. Ele citou a Kodak e a Motorola, que tinha a liderança até ser suplantada pela Nokia, e posteriormente, pela Apple, como exemplos de companhias que não souberam notar as mudanças em seus negócios. Os exemplos mais recentes da velocidade com a qual as transformações ocorrem são a Amazon, que transformou a indústria de livros, e o Netflix, que mudou a TV a cabo. “O lado positivo é que o conhecimento está se espalhando mais facilmente. Todas as ferramentas que precisamos para empreender estão acessíveis”, ponderou. "Como estará a Google daqui a 20 anos?", questionou o pesquisador.

O líder global do IXL-Center listou uma série de tendências que mostram como os negócios devem se transformar nos próximos anos. Entre elas, estão a Greenovate (a inovação terá de se preocupar com a sustentabilidade), o Big Data e a Internet das Coisas, os negócios da saúde e o Robovate (a transformação social resultante do uso massivo de robôs). O fim da propriedade e a consequente ascensão definitiva do compartilhamento, tanto em âmbito pessoal quanto industrial, é outro marco muito importante que já está se consolidando. Por fim, Patel recomendou sugestões para que companhias possam inovar em sua rotina. “A primeira lei da Inovação depende da interação com pessoas diferentes. É preciso inputs de jovens, velhos, profissionais, amadores, clientes, competidores, etc. A segunda lei é como conectar esses pontos. Quatro deles podem formar não apenas um quadrado, mas muitas outras figuras. O padrão é todos criarmos um quadrado, mas é preciso não seguir as regras para fazer diferentes conexões. Assim, você cria as regras, não as segue. Para conseguir ideias melhores e mais ousadas em suas companhias, é preciso buscar mais pontos, e mais formas de combiná-los”, detalhou (acompanhe aqui o vídeo completo do evento). 

Os resultados da pesquisa foram publicados na edição 323 da Revista AMANHÃ (acesse o ranking aqui). A programação também contou com um tour pela fábrica da Whirlpool, seguida da apresentação do case da companhia, primeira colocada na pesquisa. Veja neste link e também aqui e aqui algumas repercussões sobre o prêmio. 

leia também

Qual o grau de inovação de sua empresa? - AMANHÃ e IXL-Center lançam evolução da pesquisa pioneira no país

Sua empresa é realmente inovadora? - Prazo de “Campeãs de Inovação” encerra em 16 de outubro

“Campeãs da Inovação” 2015 tem prazo prorrogado - Pesquisa aceita inscrições até 30 de outubro

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: