RS terá o primeiro bairro-cidade em Gravataí

Keystone DDG, que desenvolveu Pedra Branca (SC), concebeu o projeto

Da Redação

redacao@amanha.com.br

RS terá o primeiro bairro-cidade em Gravataí

Um empreendimento que segue os conceitos de novo urbanismo, com foco essencialmente nas pessoas, está surgindo de forma pioneira no Rio Grande do Sul. A 20 minutos de Porto Alegre, no quilômetro 68 da Freeway, em Gravataí (foto), o Prado Bairro-Cidade vai concentrar todas as necessidades da vida moderna: moradia, trabalho, estudo e diversão. A primeira fase do projeto foi apresentada ao governador José Ivo Sartori, nesta terça-feira (26), no Palácio Piratini.

A área de 350 hectares deve abrigar 25 mil pessoas, contribuindo para a geração de empregos, renda e desenvolvimento à Região Metropolitana. Além das residências, o Prado vai contar com área de acesso público com restaurantes, supermercados, hotel, farmácia, escola e shopping center, além de prédios para consultórios, escritórios e apartamentos. Incentivando a inovação e a sustentabilidade, a proposta também vai estimular a instalação de indústrias limpas. O lançamento das obras vai ocorrer em outubro.

O diretor do projeto, Richard Schwambach, explicou que o empreendimento está em desenvolvimento há 12 anos e a ideia é consolidar uma proposta com visão diferenciada, com pelo menos seis mil unidades entre comércio, serviços e entretenimento. “O objetivo é apresentar o Prado como um projeto com visão social e residencial para a Região Metropolitana de Porto Alegre e buscar o conhecimento necessário para melhorar o desenvolvimento da região”, destacou Schwambach. “Nós percebemos a necessidade crescente de otimização da ocupação urbana, da qualidade para utilização de espaços urbanos e a procura por cidades melhores. Esse projeto foi pensado em longo prazo, a ideia é que o local e seu entorno se tornem um polo empresarial”, projetou o empresário e investidor Carlos Gerdau. Entre outros parceiros do empreendimento está a General Motors (GM).

Tendência para viver bem
Primeiro empreendimento gaúcho a adotar os princípios do novo urbanismo, o Prado Bairro-Cidade é uma iniciativa da C. Johannpeter & Luz. O projeto urbanístico foi concebido pela Keystone DDG, empresa que já desenvolveu a mesma proposta em diversas cidades do mundo, como o Pedra Branca, em Palhoça (Santa Catarina), e o Lagos de Batán, em Guayaquil (Equador). Tendência global em empreendimentos que buscam oferecer qualidade de vida, o novo urbanismo segue diversos preceitos. Facilidade para pedestres, conectividade, cuidado com o meio ambiente, estrutura de um bairro tradicional e sustentabilidade são alguns desses fundamentos. Do paisagismo diferenciado ao cabeamento subterrâneo, arquitetura contemporânea e praças com vegetação outonal, todos os detalhes do Prado Bairro-Cidade têm inspiração nessa linha urbanística contemporânea.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: