Estudo revela posicionamento digital de marcas gaúchas

WBI mostra oportunidades para aprimorar comunicação

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Posicionamento digital de marcas gaúchas é tema de estudo da WBI

O advento da internet mudou por completo a era dos relacionamentos e a forma como o consumidor interage com suas marcas preferidas. Muitas empresas e organizações continuam, no entanto, seguindo estratégicas do século passado para influenciar seus públicos. Para compreender e mapear este cenário de mudança, o consultor Paulo Kendzerski, presidente da WBI On Life, agência de comunicação certificada pelo Google, desenvolveu um estudo sobre a maturidade digital das marcas gaúchas por meio do recém-criado Instituto da Transformação Digital. 

Com o objetivo de auxiliar empresários a obter conhecimentos para a correta adequação às mudanças desse novo cenário, a pesquisa aborda a utilização das ferramentas de inteligência como estratégia para alavancar os negócios. Leva em conta dados sobre número de lojas, tempo de mercado, ranking de faturamento no segmento, relevância na região ou no mercado de cem marcas do Estado.  Avaliação de critérios como governança corporativa, inteligência digital, canal de negócios e interação com o cliente permite concluir que, embora as marcas estejam presentes no ambiente digital, elas ainda pensam e atuam de forma analógica. Segundo Kendzerski, é comum o empresário confundir a expressão “transformação digital” com algo relacionado ao site, as redes sociais e não como uma mudança nos processos de negócios. Nenhuma marca alcançou o nível excepcional de maturidade digital, segundo o estudo. A rede de farmácias Panvel e a Lojas Renner foram as únicas a ter um desempenho avaliado como bom (veja o estudo completo aqui).

Compartilhar conhecimento é, segundo Kendzerski, a melhor maneira das empresas evoluírem e atingirem a maturidade digital necessária para enfrentar novos tempos. “Esse sim é um fator determinante do futuro das corporações, pois ferramentas se adquire, Inteligência não”, afirma o especialista. Além do uso das ferramentas, a interação eficiente com o consumidor e a escolha do melhor canal de comunicação são pontos em que as marcas gaúchas precisam melhorar. As categorias analisadas foram definidas pela abrangência de atuação no mercado B2C (sigla que define a transação comercial entre empresa e consumidor final através de uma plataforma de e-commerce). 

Sobre a WBI
A WBI On Life é reconhecida por ser a agência expert em obter os melhores resultados para seus clientes no ambiente digital. Pioneira no universo do marketing digital e e-business no Brasil, há dezessete anos cria soluções inovadoras e criativas com base nas novas tecnologias, integrando soluções ON+OFF Line, para conectar o mundo físico e virtual das marcas.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: