Zaffari anuncia medidas após confirmar contaminação

Bactéria foi encontrada em unidade de processamento de frios

da Redação

redacao@amanha.com.br


O Grupo Zaffari informou nesta quinta-feira (31), por meio de nota, que o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Porto Alegre suspendeu as atividades da unidade de fatiamento do Bourbon Assis Brasil. O motivo da interdição é o "indício de provável presença de bactéria" no local. A companhia também suspendeu a produção de fatiados do hipermercado Bourbon Ipiranga para aguardar o laudo da Vigilância Sanitária. 

Também por nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) e a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) orientam "toda a população, em especial gestantes e imunodeprimidos" a não consumir fatiados da marca Zaffari, oferecidos em fiambrerias da rede, após análises indicarem a presença de uma bactéria. Conforme os órgãos, o nome do microrganismo é Listeria monocytogenes, que tem potencial para provocar desde problemas gástricos até aborto em grávidas. 

Conforme comunicado da empresa, "todos os gerentes das unidades da rede Zaffari estão orientados a receber os produtos fatiados, independentemente da loja onde foram adquiridos, para ressarcimento ou troca por outra mercadoria".

Confira a nota das secretarias na íntegra: 

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul alertam toda a população, em especial gestantes e imunodeprimidos, para não consumir produtos já adquiridos de fiambreria fatiados da marca Zaffari. Foi encontrada bactéria Listeria monocytogenes que pode causar danos à saúde individual e coletiva. Os produtos já foram retirados de comercialização e os Centros de Fatiamento e Distribuição da Marca envolvidos foram interditados pela própria empresa até que se resolva a situação. Nossas equipes de Vigilância em Saúde seguem alertas acompanhando o caso e adotando as medidas necessárias. Amanhã, 10 horas, na Secretaria Estadual de Saúde, em coletiva, ambos secretários darão esclarecimentos adicionais.


Confira abaixo a nota divulgada pelo Grupo Zaffari

“A empresa informa que, no dia 17 de agosto, foram feitas coletas de amostras de produtos na unidade de fatiamento localizada no hipermercado Bourbon Assis Brasil, e no hipermercado Bourbon Ipiranga, cujos resultados de análise ainda não foram comunicados à empresa. Desde então, preventivamente, foram intensificados os processos de higienização das áreas de produção daquelas unidades, mediante indícios de provável presença de bactéria. No dia de hoje (31), o Serviço de Inspeção Municipal, por motivo de cautela, determinou a descontinuidade da produção da unidade de fatiamento do Bourbon Assis Brasil. A empresa retirou os produtos que estavam disponíveis nas lojas abastecidas por ela (hipermercado Bourbon Assis Brasil e as lojas de pequeno porte de Porto Alegre), que a partir de amanhã passarão a atender os clientes com produtos fornecidos diretamente das indústrias. Por iniciativa da empresa, a área de produção de fatiados do hipermercado Bourbon Ipiranga teve sua produção descontinuada como medida preventiva, enquanto aguarda o laudo oficial dos produtos coletados pela Vigilância Sanitária.”



leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: