AMANHÃ premia as mais inovadoras do sul

As 50 companhias foram homenageadas no Tecnopuc

Da Redação

redacao@amanha.com.br

AMANHÃ premia as mais inovadoras do sul

Um seleto grupo de cem pessoas compareceu à cerimônia de premiação do Campeãs da Inovação nesta quinta-feira (14), no Tecnopuc, em Porto Alegre (RS). O prêmio, promovido pelo Instituto AMANHÃ e Revista AMANHÃ, em parceria com a consultoria especializada Edusys e apoio técnico da Fundação Dom Cabral, contemplou as 50 empresas mais inovadoras do sul do país no ano de 2014.

O levantamento é feito por meio de um questionário com as companhias listadas no ranking GRANDES & LÍDEREES – 500 MAIORES DO SUL. A AEL Sistemas, empresa especializada em tecnologia aeroespacial e militar, foi a grande campeã.  A empresa desbancou a Whirlpool – dona das marcas Consul e Brastemp – detentora do posto por três anos consecutivos. Também foram premiadas companhias como Braskem, GVT, Piccadilly e Goldsztein, que se projetam como grandes desenvolvedores e exportadores de tecnologia (Confira abaixo a lista completa).

O presidente do Grupo AMANHÃ, Jorge Polydoro, destacou o pioneirismo da iniciativa. “Esse é o primeiro projeto de reconhecimento das empresas mais inovadoras promovido por um veículo de comunicação. Nosso desafio é democratizar a informação, atuando como facilitadores no diálogo entre o público e a linguagem complexa do meio acadêmico, dando visibilidade ao conhecimento científico”, reiterou ao comemorar o sucesso do formato desse ano, que propôs um espaço de aproximação entre as empresas para a troca de experiências.

Entre os participantes também estiveram o presidente da AEL Sistemas, Sergio Horta, o diretor de participações e inovação  do Badesul, Diogo Paz Bier, e o presidente da Procergs, Antônio Ramos, que defendeu o avanço na legislação quanto às relações de trabalho na área tecnológica para um maior desenvolvimento do setor.

Metodologia
Para chegar aos resultados do Campeãs da Inovação, as empresas respondem um questionário específico, composto por 43 perguntas, direcionado às companhias listadas no ranking GRANDES & LÍDEREES – 500 MAIORES DO SUL. As questões abordam diferentes aspectos relacionados à construção de um ambiente criativo, desde a cultura organizacional até os efeitos concretos de novas ideias, traduzidos em lançamentos de novos produtos e resultados do negócio. A classificação final depende da pontuação nas seis diferentes dimensões (Estrutura e Cultura Organizacional; Ações: Foco no Esforço da Inovação; Criatividade e Desenvolvimento inicial; Tratamento e Orientação à Inovação; Atitude; Resultados da Inovação na Organização).

Tecnopuc
O case de sucesso da empresa anfitriã foi apresentado pelo diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki. O parque tecnológico, fundado no início dos anos 2000, ocupa atualmente 50 mil metros quadrados dentro da universidade, e conta com mais de 6 mil funcionários. Além de abrigar gigantes da tecnologia como Dell, HP e ThoughtWorks, a organização possui a incubadora Raiar, que já impulsionou inúmeras startups como a Cliever, fabricante da primeira impressora 3D do Brasil. São quatros áreas de atuação estratégica: Tecnologia da Informação e Comunicação; Energia e Meio Ambiente; Ciências da Vida; e Indústria Criativa. “O conceito do Tecnopuc é, mais do que um parque que recebe empresas, uma rede de empreendedorismo e inovação que reúne conhecimento para gerar riqueza, emprego e renda”, reforçou Prikladnicki durante visita guiada dos convidados ao complexo.

Confira o ranking completo

As 20 empresas mais inovadoras do sul
Classf. Empresa UF
1 AEL Sistemas S/A RS
2 Whirlpool SC
3 Prati, Donaduzzi & Cia. Ltda. PR
4 Grendene S/A RS
5 Marcopolo e Controladas RS
6 Bhio Supply RS
7 GVT - Global Village Telecom Ltda. PR
8 Grupo Weg SC
9 Braskem RS
10 PUCRS RS
11 Ciser Cia. Ind. H. Carlos Schneider SC
12 Calçados Piccadilly (A. Grings S/A) RS
13 Anjo Química do Brasil Ltda. SC
14 Fund. Univers. de Caxias do Sul RS
15 Spheros Climatização do Brasil S/A RS
16 Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos RS
17 Bematech e Controladas PR
18 Goldsztein Cyrela Empreend. Imob. RS
19 Altus Sistemas de Automação S/A RS
20 Grupo Randon RS

Em ordem alfabética, as empresas posicionadas do 21º ao 50º lugar

Agrale e Controladas

RS

 

Lactec - Inst. Tecn. Desenvolv.

PR

Agrogen S/A

RS

 

Librelato S/A Implementos Rodoviários

SC

Aspeur - Feevale

RS

 

Lojas Renner S/A

RS

BRF Brasil Foods

SC

 

Medabil Sistemas Constr. S/A

RS

Candon Aditivos para Alimentos Ltda.

PR

 

Mueller Eletrodométicos e Controladas

SC

Cavaletti Cadeiras Profissionais

RS

 

Procergs

RS

Círculo S/A

SC

 

RBS Comunicações S/A

RS

Clinipam - Clínica Paranaense de Assist. Médica Ltda.

PR

 

Rede Plaza

RS

Datacoper Software Ltda.

PR

 

Semeato S/A

RS

Digitel

RS

 

Stara Sfil

RS

Grupo Artecola

RS

 

Stemac S/A Grupos Geradores

RS

Grupo Tramontina

RS

 

TMSA - Tecnologia em Movimentação S/A

RS

Hercules Motores Elétricos

SC

 

Usaflex - Indústria & Comércio

RS

Intelbras S/A Ind. Telecom. Eletr.

SC

 

Viação Ouro e Prata S/A

RS

Keko Acessórios Ltda

RS

 

Zen S/A

SC

 



leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: