Unicred RS chega aos 20 anos somando 48 mil cooperados

Instituição celebra data com lançamento de livro de fotos

Por Dirceu Chirivino

dirceu@amanha.com.br

Paulo Barcellos, Nilton Santolin e Rodrigo Borges. Foto: Dirceu Chirivino

“Se a Espanha foi capaz de criar um sistema financeiro cooperativo para financiar suas cooperativas de trabalho, por que o Brasil não poderia fazê-lo?”. A partir desta premissa, Antônio Moacyr Azevedo, deu os primeiros passos para colocar em prática, há 20 anos, a Unicred RS, a primeira cooperativa do sistema no Brasil. “De lá para cá, muitos desafios foram enfrentados e muitas conquistas foram obtidas, sempre com a participação muito ativa dos gaúchos”, lembra Osvaldo Carlos dos Santos, primeiro presidente da Unicred Central RS.

Para celebrar a trajetória exitosa da instituição, foi lançado na manhã desta quinta-feira, o livro de fotografias assinado pelo fotógrafo Nilton Santolin, Uma História de 10 Mil Quilômetros para Revelar o RS que Coopera.  A obra veicula paisagens do interior do estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de mostrar a trajetória das cooperativas e a consolidação da marca Unicred.

Santolin (ao centro, na foto) produziu cerca de 5 mil fotos para uma pré-seleção de mil imagens aproveitáveis. A cerimônia de lançamento do livro foi liderada pelo atual presidente da Unicred Central RS, o médico Paulo Barcellos (à esquerda, na imagem), que na ocasião se referiu à obra como uma homenagem às cidades onde se originaram cooperativas que constituem o sistema. “Se chegamos aonde chegamos, o mérito é dos nossos cooperados, dos nossos conselheiros e colaboradores. São milhares de pessoas que compõem esta ampla rede de benefícios mútuos”, lembra Paulo Barcellos.

“Nós começamos do nada. Fomos progredindo, graças à confiança que recebemos dos nossos associados. Hoje, somos uma instituição financeira completa, que nasceu, acima de tudo, com um propósito: a razão da nossa existência é poder fazer com que as pessoas que se uniram a nós, que entenderam a mensagem do cooperativismo, possam ser beneficiadas por condições muito melhores do que trabalhar com uma instituição financeira tradicional”, completa Barcellos.

A Unicred, hoje, goza de uma situação patrimonial consolidada. Reúne 11 cooperativas e 56 unidades de negócios, que representam 48 mil cooperados no Rio Grande do Sul. A cooperativa administra ativos financeiros em torno de R$ 2,7 bilhões e uma carteira de crédito, que é o seu carro chefe, de um R$ 1,4 bilhões.

“Em 2016 registramos um crescimento de 40% em nossas operações”, informou o diretor-geral da instituição, Rodrigo Borges (à direita, na imagem). O executivo fez questão de ressaltar a interatividade da Unicred com as novas tecnologias digitais. Citou como exemplo o sistema móbile da cooperativa com sua interface amistosa, que proporciona conforto e facilidade de operações aos usuários. 


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: