Vendas dos supermercados caem 6,9% em maio

No acumulado do ano, porém, avanço é de 5,1%

Por Agência Brasil

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Vendas dos supermercados caem 6,9% em maio

As vendas em valores reais do setor de supermercados apresentaram queda de 6,9% em maio na comparação com abril e alta de 1% em relação a maio do ano passado. No acumulado do ano houve alta de 0,6%, na comparação com o mesmo período de 2016, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), pesquisado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de 6,6% em relação ao mês de abril e, quando comparadas a maio de 2016, alta de 4,7%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 5,1%.

“Nos últimos dois meses o Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados] registrou aumento nos postos de trabalho e a inflação também tem se mantido em baixos patamares, fatores que influenciam diretamente no resultado acumulado das vendas do setor. Mas sabemos que o momento ainda é de cautela, o cenário político brasileiro tem passado por novas reviravoltas, e isso também afeta na confiança e na intenção de compra da população”, destaca João Sanzovo Neto, presidente da Abras. 

Em maio, a cesta de produtos Abrasmercado, composta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, registrou queda de 0,5%, ao passar de R$ 470,16 para R$ 467,62. Já no acumulado do ano, a cesta apresentou queda de 3,2%. Segundo a pesquisa, as maiores quedas de preço no mês de maio foram registradas em produtos como: tomate (11,2%), farinha de mandioca (8,5%), queijo mussarela (4,1%) e açúcar (4,1%). Já as maiores altas foram nos itens: cebola (7,4%), batata (6,9%), sabão em pó (4,8%) e creme dental (2,8%). Só a região Sudeste registrou alta nos preços (0,2%). As demais registraram queda: Norte (-1,4%), Sul (-0,7%), seguidas do Nordeste (-0,5%) e do Centro-Oeste (-0,04%).


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