Mais avós que netas? A mudança começa em 2018!

O Dia dos Avós gerará mais vendas em volume do que o Dia das Crianças

Por Martin Henkel

O Dia dos Avós gerará mais vendas em volume do que o Dia das Crianças, prevê Martin Henkel

O Brasil está em plena e rápida transformação demográfica. A região Sul puxa esta tendência com bastante intensidade e em breve teremos o Dia dos Avós tomando o lugar do Dia das Crianças em importância para o varejo. Um movimento que a primeira vista surpreende, mas que sob uma análise de tendência faz todo o sentido. Vejo dois fatores como os mais importantes: os demográficos e a mudança e adaptação cultural. 

Os fatos demográficos já estão aí. Por exemplo, no ano que vem o Rio Grande do Sul terá mais mulheres entre 60 e 64 anos do que crianças do sexo feminino de 0 a 4 anos. Em 2020 os homens 60 a 64 anos também ultrapassam as crianças do sexo masculino de 0 a 4 anos. Tudo está acontecendo muito rápido. No Paraná e em Santa Catarina no ano de 2024 o grupo etário de mulheres entre 60 a 64 anos será maior do que o grupo mulheres de 0 a 4 anos. Tudo isso em apenas sete anos!

Os fatores culturais também começam a mostrar suas tendências. Os avós vivendo mais, com vitalidade e interação com a família e em especial os netos, saem dos últimos lugares da lembrança de datas a comemorar e sobem lentamente de patamar. Por isso chegaremos ao momento em que o Dia dos Avós gerará mais vendas em volume, não em ticket médio (por enquanto), do que o Dia das Crianças.

Anote aí
Em 26 de Julho se comemora o Dia dos Avós. E seus filhos pequenos já estão preparando a cartinha ou uma lembrancinha feita pelas próprias mãozinhas na escola. A data não é uma novidade. O fato novo é que já temos em muitos casos dois avós para cada neto. A tendência não está apenas no que tendemos a chamar de novo. O olhar do Aging In Market nos negócios não é tendência, é necessidade.

leia também

É hora do Aging in Market! - Marcas brasileiras devem estar atentas aos consumidores com mais de 60 anos

O Aging in Market na prática - Startups (e vários setores) terão muitas oportunidades com os 60+

Plaza Senior Living Resort Urbano foca terceira idade - Revitalização do Plazinha terá aporte de R$ 10 milhões

Velhovens: um exemplo a ser seguido - A campanha da Skol capta de forma elegante e sensível a alegria dos 60+

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: