ThyssenKrupp inaugura o elevador do futuro

Sistema inspirado em linhas de metrô se move na vertical e na horizontal

Da Redação

redacao@amanha.com.br

ThyssenKrupp inaugura o elevador do futuro

A ThyssenKrupp inaugurou na quinta-feira (22), em Rottweil, na Alemanha, o MULTI, primeiro sistema de elevador sem cabos, que se move tanto para cima quanto para os lados. Em vez de uma cabina por eixo movendo-se para cima e para baixo, o equipamento oferece várias cabinas, operando em loop, como um sistema de metrô dentro de um prédio. O passeio inaugural está ocorrendo na torre de teste de 246 metros em Rottweil, sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia na Alemanha. 

AMANHÃ foi o único veículo brasileiro a acompanhar a apresentação da nova tecnologia, em novembro de 2014. O lançamento mundial também marca o anúncio do primeiro contrato do novo sistema com a OVG Real Estate, principal empresa de negócios imobiliários da Europa. Em parceria com a ThyssenKrupp, vários sistemas MULTI serão instalados no novo edifício East Side Tower, em Berlim. 

O MULTI pode atingir uma capacidade de transporte até 50% maior e reduzir a demanda máxima de energia em até 60% quando comparado aos sistemas de elevadores convencionais. Além disso, uma vez que o elevador pode se mover para os lados, bem como verticalmente, e sem limitações de altura, permite possibilidades sem precedentes na arquitetura e design de edifícios. 

O MULTI requer menor espaço do que os elevadores convencionais e pode aumentar a área útil do edifício em até 25%, representando receitas extras com o aluguel do espaço adicional. Isto é particularmente importante, considerando que elevadores e escadas rolantes podem ocupar até 40% do espaço do prédio, dependendo da altura do edifício. 


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: