Totvs lança Carol, plataforma de inteligência artificial

Tecnologia nasce com diversas aplicações para os negócios

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Totvs lança Carol, plataforma de inteligência artificial

A Totvs lançou nesta terça-feira (13) a Carol (foto), sua plataforma de dados de qualidade e inteligência artificial. A tecnologia irá aprimorar a propriedade dos dados nas empresas e ampliar a capacidade de análise e a velocidade de tomada de decisões diante de um volume crescente de informações. Além disso, atuará como uma assistente virtual, respondendo perguntas e oferecendo insights de negócios. 

Uma das aplicações desenvolvidas com a plataforma de inteligência artificial foi com a Bematech, empresa do grupo de dispositivos inteligentes e Internet das Coisas (IoT). Partindo do Bemacash, solução única para ponto de venda voltada aos micro e pequenos varejos, a Carol passou a receber dados das vendas realizadas pelos clientes através de componentes de IoT com extrema velocidade. Com milhões de recibos sendo processados por dia, a primeira ação tomada pela plataforma é o saneamento e a qualificação desses dados. Por exemplo, somente o produto Coca-Cola foi registrado de 986 formas diferentes pelos estabelecimentos analisados. Utilizando técnicas de Deep Learning (aprendizagem profunda, em português), algoritmos genéticos e redes neurais, a tecnologia consegue entender que todos são refrigerantes produzidos pela mesma empresa com diferentes sabores e tamanhos. O próximo passo então é levar insights de negócios a esses comércios. Desta forma, os empresários podem entender como eles estão se saindo no seu segmento em comparação aos concorrentes da região, qual a previsão de vendas baseada em eventos externos, como clima e feriados, e até planejar uma expansão.

Inteligência artificial na prática
Embarcar uma nova tecnologia em soluções e aplicações já utilizadas pelo mercado é extremamente importante para torná-la exponencial e acessível a todos os portes de empresa e segmentos de atuação – uma das grandes apostas da companhia com o lançamento. “Aos poucos todas as nossas soluções incluirão ciência de dados e inteligência artificial. No entanto, continuamos precisando de pessoas para garantir que os modelos sejam frequentemente melhorados e que a máquina aprenda constantemente. Portanto, o futuro é a combinação entre soluções e plataformas simples e modernizadas em conjunto com inteligência artificial e pessoas. Só assim será possível obter os melhores resultados”, afirma Vicente Goetten, diretor executivo do Totvs Labs. Para Laércio Cosentino, CEO da Totvs, o contexto da plataforma está nas soluções segmentadas, ajudando as empresas de diferentes portes e segmentos a lidarem mais facilmente com as principais dores do setor. “Não acreditamos em soluções genéricas. Por isso, temos cientistas de dados atuando juntamente a cada um dos segmentos com objetivo de desenvolver soluções verticalizadas powered by Carol e, assim, resolver os problemas de cada setor e aumentar a capacidade dos nossos clientes”, reforça Cosentino.

O setor de educação chamou a atenção neste sentido por apresentar altos índices de evasão, chegando a superar 50% em alguns cursos do Ensino Superior. Com objetivo de evitar este cenário, o Carol Retenção de Alunos foi criado juntamente com uma grande universidade privada de São Paulo. Tudo teve início com a unificação dos dados da instituição através dos conectores da plataforma. Informações de professores, alunos, notas e histórico escolar foram levantados sem precisar de nenhuma integração. A partir daí, os cientistas de dados modelaram  os algoritmos de identificação de evasão escolar para que a ferramenta pudesse evoluí-los utilizando fontes externas, como redes sociais e outros sistemas . Agora, basta perguntar à Carol, por meio de um aplicativo com reconhecimento de voz ou texto, para saber quantos estudantes correm o risco de abandonar a universidade ou um curso específico e qual seria o impacto financeiro dessa evasão. Além disto, a Carol também apresenta quais alunos têm risco de evadir e por qual motivo. O software recomenda também quais ações devem ser tomadas para que o curso não seja cancelado pelo estudante. 


leia também

Bematech: à frente de seu tempo - Empresa impulsiona a transformação digital corporativa

Totvs anuncia compra da Bematech - Empresa paranaense será adquirida por R$ 550 milhões

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: