Os colegas de trabalho mais irritantes que existem

Confira as respostas para os diversos tipos de pessoas incômodas

Por Infomoney

Os colegas de trabalho mais irritantes que existem

Alguns ambientes de trabalho podem fazer com que as pessoas não consigam dar conta de fazer todas as atividades previstas, principalmente se os colegas incomodam de alguma maneira. O site Business Insider pediu para que os leitores enviassem situações que mais incomodam ou pressionam.

Lynn Taylor, especialista em ambientes de trabalho, é quem respondeu como melhor se comportar nessas circunstâncias. Confira, abaixo, as respostas para os diversos tipos de pessoas incômodas.

Barulhentas
Conversas de telefone, música e barulhos repetitivos são extremamente incômodos em ambiente de trabalho. “Considere conversar em particular com a pessoa, sendo o mais diplomático possível. Você também pode usar fones de ouvido e ter algumas pausas – mas lembre-se de ter noção do seu próprio barulho antes de conversar com alguém”, sugere Taylor.

Fofoqueiras
Algumas pessoas adoram ser conhecidas como o fofoqueiro do escritório, como se fosse uma visão distorcida de “informação é poder”. Educadamente se desvie do moinho de rumores, explicando que você tem trabalho a fazer.

Espirram, tossem e mastigam
Procure perguntar se eles se sentem bem – o que é um gesto gentil, mas também demonstra que você percebe os sons irritantes que fazem.

Telefônicos
Conversadores de telefone, amantes de toques de celular e usuários do viva-voz. Considere ser honesto informá-los que é difícil se concentrar com todo o barulho. “Fones de ouvido e curtas caminhadas também funcionam”, aconselha Taylor.

Ritmistas
Uma maneira de se distrair é cair no barulho repetitivo de pessoas que clicam a caneta o tempo inteiro, batem os pés e fazem barulhos ritmados. Use a diplomacia e seja direto – e tenha certeza de que você examinou todos os seus hábitos antes de abordar a pessoa.

Cantores
“Pessoas cantando, sussurrando e assobiando podem levar todos a fantasiar sobre rastejar até o armário. Evite a tentação de postar a voz cantante no YouTube e, ao invés, diga aos colega que isso incomoda.”, recomenda Taylor.

Xingam com certa frequência
Você já fica com medo após cada ligação de telefone ou e-mail ruim que seu colega recebeu, pois já sabe os xingamentos e palavras que vêm pela frente. Diplomaticamente avise seu colega que você sabe que as coisas podem ser estressantes, mas que a distração pode piorá-las.

Trazem comidas ruins
Algumas comidas, como peixe e alho, podem dar a sensação de que estão rompendo seu olfato. Lembre-se de que diferenças culturais podem aparecer em hábitos alimentares e vestimentas, por exemplo. Mas quando começa a atrapalhar o trabalho, é hora de falar.

Bagunceiros
Pessoas cuja mesa e ambiente de trabalho são extremamente bagunçados e começam a invadir o seu espaço. Você sempre pode tentar uma abordagem mais subjetiva, como “Ops!, quase tropecei em sua mochila, desculpe”.

Mau hálito
Mau hálito ou falta de higiene ao seu redor podem, sim, atrapalhar no ritmo de trabalho. “Isso é muito sensível e pode certificar que será mencionado em uma reunião sobre hábitos de trabalho mais respeitosos. Veja se o RH pode ajudar”, indica Taylor.

Ditador da temperatura
Se você se encontra alternando entre seu aquecedor ou ventilador próprio devido à obsessão de seu colega com a temperatura da sala, comente sobre isso. Você provavelmente terá outras vítimas congeladas ou derretidas no escritório. Tente estabilizar regras comuns como uma equipe e evitar brigas sobre isso.

Bullying
Colegas de trabalho mandões são tão comuns como o refrigerador de água do escritório. Não crie relações, diga que você está ocupado e não faça bullying de volta. Se a situação ficar insuportável, considere conversar sobre o problema com seu chefe ou o RH.

Carentes
É o tipo de pessoa que faz você perguntar se ela realmente possui um trabalho, já que parece não fazer nada. Como uma criança, ela parece sofrer da ansiedade e necessidade. Você pode sentir que foi involuntariamente escolhido como seu novo melhor amigo. Normalmente, linguagem corporal pode dar conta da mensagem, mas se não, deixe que saibam que você está condicionado a um deadline.

Reclamões
Reclamar é um esporte para muita gente. Comece com a abordagem positiva. Não é seu trabalho animar os colegas, mas se a situação está fora de controle, você pode ter de ser mais direto sobre a necessidade de ver o lado bom das coisas.

Rainhas e reis do drama
Toda a ocorrência do trabalho é um desastre – um roteiro prestes a ser escrito. “Eles provavelmente vão querer arrastar  você para a última catástrofe. E você sempre pode pedir licença e ir a outro lugar”, lembra Taylor.

Os sabe-tudo
“Se você não oferecer atenção, eles procurarão outra vítima, deixando você com o espaço necessário”, aconselha Taylor.

Os tagarelas
A tagarelice aqui nem sempre está direcionada a você, mas as conversas podem irritar rapidamente. “É aqui que a linguagem corporal pode ir longe”, sugere Taylor. “Você pode tentar educadamente dar as costas como se houvesse uma distração, sinalizando que você está tentando trabalhar”, argumenta ele.

Os ranzinzas
“Reclamações eternas e pessoas pessimistas podem espalhar rapidamente a miséria no escritório”, avisa Taylor. “Fique longe e não caia na conversa deles”, sugere o especialista.



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