Capital Nacional do Vinho apresenta atrações para 2017

Bento Day percorrerá Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília para estimular um dos setores que sustenta sua economia

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

A Rota Cantinas Históricas foi fundada por imigrantes italianos nas encostas de Farias Lemos

Para seguir na contramão da crise econômica nacional e manter o patamar de crescimento na recepção de turistas, Bento Gonçalves aposta no fortalecimento da agenda de grandes feiras empresariais, nos roteiros gastronômicos e na infraestrutura para atração de eventos. Por essa razão, o município promoveu na noite de quarta-feira (12) a segunda edição do Bento Day, em Porto Alegre. Na ocasião, onde Cepas & Cifras esteve presente, empresários e parceiros das áreas de turismo, eventos e serviços conheceram a programação anual da cidade serrana e as novidades do setor. O Bento Day é uma promoção da prefeitura, com atuação da Secretaria de Turismo, em parceria com o Bento Convention Bureau e o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (Segh) e empreendedores da região. Já estão confirmadas novas edições do encontro fora do Rio Grande do Sul, em Belo Horizonte (maio), no Rio de Janeiro (junho) e em Brasília (agosto).  

No ano passado, Bento Gonçalves recebeu mais de 1,3 milhão de visitantes nos roteiros turísticos, conquistando crescimento de 12% em relação a 2015. A movimentação garantiu à cidade pioneirismo no observatório do Turismo do Rio Grande do Sul na medição de impacto do ISSQN na atração turística. De acordo com os registros, em 2016, R$ 2,4 milhões foram arrecadados no município com o desempenho do setor. “Turismo não é apenas um belo cenário, lazer ou mesmo administrar um patrimônio cultural. Turismo também é negócio, praticamente um sinônimo de empreendedorismo. E nada mais natural que o poder público seja um indutor do turismo, pois o segmento faz com que a roda da economia gire”, avalia Guilherme Pasin, prefeito da cidade. 

O turismo é um dos pilares da economia de Bento. Tanto é verdade que o município sediou mais de 1,7 mil eventos no ano passado. Para criar um cenário favorável à expansão, foi criada a Lei de Incentivo ao Desenvolvimento, que fortaleceu a atração de empresas dos setores industrial, comercial, de prestação de serviços, agroindústria, turismo, lazer e entretenimento. As operações já existentes também podem obter incentivos se ampliarem a produção e a geração de empregos. O potencial empreendedor da cidade fica evidenciado no registro atual de uma empresa para cada 8,9 habitantes. 

Gilberto Durante, secretário de Turismo da cidade, anunciounovas atrações – entre elas o turismo de aventura, o de incentivo (um guia de atividades para empresas que desejam bonificar funcionários com viagens, como o Cepas & Cifras anunciou em setembro) e o náutico. “Será possível percorrer de lancha o Rio das Antas por cerca de uma hora e, no meio da viagem, no local mais exuberante do trajeto, brindar a vida e a bela paisagem com uma deliciosa taça de espumante produzida na região”, descreveu Durante. Além do Vale do Rio das Antas, Durante sugeriu outros locais de visitação como o Vale dos Vinhedos, o Caminhos de Pedra, a Rota Cantinas Históricas (foto) e a Rota Rural Encantos de Eulália.

Vinho em destaque
Como era de se imaginar, o vinho está em destaque na programação anual da cidade. Em 20 de maio, Bento sediará a sexta edição do Wine Run. Mostrando que o mundo de Baco é, realmente, sem preconceitos, a Capital Nacional do Vinho recepcionará o Festival da Cerveja Gaúcha nos dias 12 e 13 de maio. Também em maio, a partir do dia 9 (até 4 de junho), a cidade comemora o Dia do Vinho com a sugestão de mais de 20 cursos e eventos paralelos (veja a programação completa clicando aqui). 

No início de junho, o município receberá o Simpósio Internacional de Vinho & Saúde. Também no mesmo mês, a partir do dia 9 (até 20 de agosto), o calendário prevê o Bento Sensação, festa que reúne degustações e aulas sobre vinhos, entre outros atrativos. No dia 23 de setembro, serão conhecidas as 16 amostras que melhor representarão a safra 2017 na Avaliação Nacional de Vinhos (ANV), promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) em conjunto com a Embrapa. Entre 6 e 8 de outubro, Bento Gonçalves abraçará muitos enófilos de todo o Brasil no I Encontro Nacional de Confrarias. 


leia também

Anote na agenda: 29 de agosto, terça, 8h30 - É sua chance de ser um dos 850 degustadores da 25ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos

Anote na agenda: 30 de agosto, 8h30 - É a data das inscrições para a maior degustação de vinhos de uma mesma safra do mundo

Vinho faz cidade do Sul ter população multiplicada por três - Polentaço levou mais de 6 mil pessoas para Monte Belo do Sul

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: