Seja honesto em todas as situações

Cabe ao gestor não permitir deslizes éticos e puni-los de acordo com a gravidade

Por Bernt Entschev

Cabe ao gestor não permitir deslizes éticos e puni-los de acordo com a gravidade

Ética é um comportamento baseado em crenças e valores. No Brasil, foi comum por muito tempo que as circunstâncias tornassem os limites da ética mais flexíveis. Por questões principalmente culturais, o famoso jeitinho brasileiro tornou-se corrente.  Driblar as leis de trânsito dirigindo ao celular, tirar algumas cópias da faculdade na copiadora da empresa e outros pequenos deslizes acabaram tornando-se corriqueiros. Isso deveria ser exceção – e não norma.  A impunidade, que a meu ver levou a essa situação, parece estar com os dias contados. Algo está mudando no Brasil e acredito afetará todos nós.  Mais que um conceito, a ética se refere ao caráter. Ela se diferencia da moral, pois busca fundamentar as ações exclusivamente pela razão, enquanto a moral se baseia em obediência a costumes e hábitos que variam de acordo com a cultura.

Na vida profissional,  mesmo num mercado competitivo, é preciso manter um comportamento ético. Significa agir com honestidade em todas as situações. Falar sempre a verdade, não culpar colegas por erros seus e assumir falhas próprias são atitudes honestas e de valor. Além disso, ser leal com sua empresa e seus colegas, tendo respeito pela hierarquia, sem fofocas ou brincadeiras que ofendam. Enfim, estar comprometido com os objetivos da organização. Lembrar que seu salário é pago para que traga resultados ao seu empregador.  Também é fundamental manter o sigilo quanto a dados confidenciais da empresa, mesmo depois de deixar o emprego. Isso denota um profissional confiável e honesto.

No papel do líder, cabe ao gestor não permitir deslizes éticos e puni-los de acordo com a gravidade.  Empresas intransigentes com situações desse tipo são tão competitivas quanto as outras, e ainda passam ao mercado uma imagem de transparência que impõe respeito. Por fim, mais que nas relações comerciais, devo lembrar que a ética começa e se aprende no núcleo familiar. Portanto, fiquemos atentos também ao que se faz fora da empresa. É impossível ter uma conduta exemplar em casa e no trabalho não – e vice-versa.  O ser humano é um só.  Pense nisso quando for avaliar a si e aos outros. 


leia também

A necessidade de controlar a internet nas empresas - O mau uso pode causar até mesmo demissão por justa causa

As empresas precisam valorizar a ética - A falta de um documento que liste regras pode trazer problemas para a gestão

As novas carreiras do marketing digital - Estatísticos e engenheiros podem se beneficiar na área

Brasileiro prefere mudar de emprego para ficar mais perto de casa - Pesquisa mostra trabalhadores de Porto Alegre e Curitiba como os menos dispostos à mudança

Carta une Federações de Indústrias do Sul - 1º Fórum Sul-Brasileiro de Relações do Trabalho debateu reforma

Como manter sua empregabilidade em alta - Caso você precise ser recontratado, é importante estar preparado

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: