A necessária atualização

As empresas valorizam o funcionário que vai além da especialização

Por Bernt Entschev

As empresas valorizam o funcionário que estuda

Já que estamos em março, período do início letivo de milhares de calouros e também das formaturas, resolvi falar sobre o momento ideal para que alguém perceba que está preparado para uma atualização ou aprofundamento profissional. Minha recomendação é muito clara: após a graduação, é importante que o profissional dê um intervalo de três a cinco anos para iniciar uma especialização. Durante esse tempo, será possível perceber a importância da teoria e da prática na vivência profissional. A teoria será ensinada nas universidades e a prática no local de trabalho. Quando uma pessoa opta pela especialização, ele já tem certo conhecimento teórico e uma vivência que dá condições de ampliar essa experiência. 

Depois desse período de atualização, é possível ainda dar continuidade ao aprofundamento ou desenvolvimento profissional.  Neste caso, podemos citar o mestrado que só tem sentido, na minha opinião, para o profissional que possui pelo menos cinco anos de experiência e vivência em determinado campo de atuação. Assim, ele terá como interagir com seus colegas de curso em pé de igualdade. As empresas valorizam o funcionário que vai além da especialização. Quem tem um mestrado pode ser tratado como um profissional altamente capacitado, diferenciado, com plenas condições de definir e escrever rapidamente projetos – tudo de forma objetiva e precisa. 

O importante é frisar também que a obsolescência ocorre para todo mundo e de forma muito rápida. Muitas vezes, a pessoa não percebe que está deixando de ser útil ou que necessita de atualização. O aprendizado também pode ser realizado de outras formas, como em estágios fora do país, muito comum em multinacionais. Uma prática que traz muitos resultados para a empresa, além de uma riqueza e vivência internacional fantástica para o colaborador, que volta atualizado em vários processos e mais refinado culturalmente. 


leia também

A atualização é uma obrigação do profissional - Faça uma reciclagem a cada período de três a cinco anos

Educação: um ganho real - Estudar é investimento e se reflete diretamente no salário

comentarios




João Moreira

Terminei minha graduação há cinco anos e vou iniciar uma pós-graduação em 2017 no contexto de me preparar para novos desafios mercado, um vez que esse está cada dia mais competitivo.

Comentar

Adicione um comentário: