Indicadores da indústria caem no primeiro trimestre

As maiores quedas foram das horas trabalhadas e do faturamento real

Por Agência Brasil

Indicadores da indústria caem no primeiro trimestre

A indústria brasileira iniciou 2015 em queda, segundo a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta terça-feira (5) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Dados do primeiro trimestre mostram retração do faturamento real, horas trabalhadas, empregos, massa salarial real e rendimento médio real, na comparação com igual período de 2014. As maiores quedas foram das horas trabalhadas e do faturamento real, com recuo respectivo de 8,5% e 6%, em comparação aos três primeiros meses de 2014. A massa salarial real caiu 4,1%, e o emprego, 3,9% no período. O rendimento médio real teve variação negativa de 0,2% em comparação ao primeiro trimestre do ano passado.

Levando-se em conta apenas o mês de março, houve recuo da maioria dos indicadores tanto em comparação a março de 2014 quanto em relação a fevereiro. Comparando março deste ano com igual mês do ano passado, o faturamento real subiu 0,2%, mas as horas trabalhadas, o emprego, a massa salarial e o rendimento médio caíram, respectivamente, 5,9%, 4,5%, 5% e 0,6%. Em comparação a fevereiro deste ano, o faturamento cresceu 0,5%, enquanto horas trabalhadas, emprego, massa salarial e rendimento recuaram 0,9%, 0,8%, 1,4% e 0,8%.

A utilização da capacidade instalada pela indústria ficou em 80,8% em março. Houve melhora de 0,7 ponto percentual em relação a fevereiro deste ano, mas queda de 0,4 ponto percentual em comparação aos 81,2% registrados para o mesmo mês de 2014. Na avaliação da CNI, as variações positivas registradas para o faturamento e a utilização da capacidade instalada em março não são suficientes para reverter o cenário adverso da indústria. A entidade destacou que os dois indicadores “seguem em baixo nível em suas séries históricas”.


Deprecated (16384): Accessing `here` as a property will be removed in 4.0.0. Use request->getAttribute("here") instead. - /home/amanha/www/src/Template/Posts/view.ctp, line: 173 You can disable deprecation warnings by setting `Error.errorLevel` to `E_ALL & ~E_USER_DEPRECATED` in your config/app.php. [CORE/src/Core/functions.php, line 311]/posts/view/375" data-widget-id="AR_1" data-ob-template="RevistaAmanha">

leia também

Warning (2): Invalid argument supplied for foreach() [APP/Template/Posts/view.ctp, line 188]

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: