Um Facebook de LEDs garante economia na Klabin

Sistema pode ter ganhos de eficiência energética de até 80%

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

Um Facebook de LEDs garante economia na Klabin

A bilionária planta da Klabin (foto) inaugurada no final de junho de 2016, em Ortigueira (PR), tem tecnologia de ponta não apenas no chão de fábrica. A unidade, que recebeu investimento de R$ 8,5 bilhões, conta com um sistema de gestão inteligente de iluminação, que desbancou ninguém menos que a holandesa Philips. A concorrência foi vencida pela HDA, de Nova Petrópolis (RS), que utilizou o software criado pela Micromos, de Porto Alegre.

O projeto, que foi financiado pelo fundo Tecnova RS, utiliza a comunicação entre as lâmpadas através de uma rede wi-fi. “É como se fosse um Facebook de LEDs”, compara Willyan Hasenkamp, professor da Escola Politécnica da Unisinos e um dos sócios da Micromos. “Cada luminária tem seu grupo de amigas em um determinado raio de distância. Uma delas pode “postar na sua página”, por assim dizer, que o sol se pôs totalmente – informação que será lida pelas demais, e estas se acenderão”, explica.

O sistema, que já está operando integralmente desde o final de outubro, pode promover ganhos de eficiência energética de até 80% e reduzir os custos de manutenção em cerca de 40% na unidade paranaense. Outra vantagem do software, em processo de patente, é sua expansão para outros segmentos de negócios, como o agrícola. “Ele poderá medir o índice de umidade ou de nutrientes do solo, ou mesmo o volume de chuva. Tudo com respostas em tempo real”, prevê Hasenkamp.


comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: