Gastronômade Brasil percorrerá o Sul

Viamão, Rancho Queimado e Campo Largo receberão etapas do evento que une alta gastronomia a refeições ao ar livre

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

Gastronômade Brasil percorrerá o Sul

O Gastronômade Brasil (foto), proposta que une alta gastronomia a refeições ao ar livre, percorrerá o Sul entre 19 de março e 1º de abril. O evento tem como premissa a escolha de locações inusitadas, refeição em uma grande mesa compartilhada e, também, o uso de ingredientes locais sazonais (ou seja, os produtos que estarão prontos para a colheita naquela época), aos moldes do que prega o movimento Slow Food. Alguns produtores brasileiros expoentes em suas categorias foram previamente escolhidos para partilhar à mesa com os chefs e os convidados de cada etapa. Os chefs costumam oferecer opções considerando alergias alimentares e menu vegetariano, por exemplo. Os ingressos custam R$ 309 (Lote 2) e R$ 329 (Lote 3), com direito ao menu completo de sete etapas, harmonização e taxa de serviços. As inscrições podem ser feitas aqui

No Rio Grande do Sul, Viamão acolherá o evento no dia 19 tendo o comando do chef Xavier Gamez, com harmonização exclusiva da vinícola Vallontano no restaurante O Butiá, que fica dentro de uma antiga fazenda. O menu também trará chocolate de origem da Fazenda Sagarana (que trabalha a produção de cacau no sistema cabruca, onde as arvores são plantadas em meio a vegetação local se beneficiando de sombra e nutrientes já existentes) e cafés com denominação de origem do Café do Mercado. A Costa da Serra Golf, de Rancho Queimado, será palco da etapa catarinense no dia 25 de março.  A vinícola Suzin, de São Joaquim, oferecerá a harmonização do menu comandado pelo chef Rafael Terrass. O Café do Mercado também repetirá a dose em Santa Catarina.  

Campo Largo será palco da edição paranaense do circuito. Os pratos serão feitos pela chef Gabriela Carvalho. Nessa etapa, a vinícola Legado, que tem sede no município, oferecerá a harmonização do menu . Do norte do Estado vira o café gourmet da Kaldi, produzido na Fazenda Harmonia pelo sistema de irrigação por gotejamento e fertirrigação (técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes a taxas variáveis ao solo cultivado, suprindo exatamente as necessidades da planta, sem prejudicar o meio ambiente). 

Além da região Sul, o festival também marcará passagem em São Paulo (no dia 18 de março em Itu, na Fazenda Floresta, tendo harmonização da vinícola Salton e menu de Dani Paladino.  A Fazenda Quilombo, em Limeira, recebe o evento no dia 2 de abril. Na oportunidade, o chef Gabriel Vidolin apresentará pratos que serão harmonizado por rótulos da vinícola Monte Paschoal) e Brasília (no dia 25 de março na Florativa, com harmonização exclusiva da Salton com menu apresentado pelo chef Marcelo Petrarca). Assim como nos outros Estados, o almoço inicia sempre às 13 horas. 

Serviço

Etapa Rio Grande do Sul
Data: 19 de março – 13h
Local: O Butiá (Viamão/RS)
Chef: Xavier Gamez
Harmonização exclusiva: Vinícola Vallontano

Etapa Santa Catarina
Data: 25 de março – 13h
Local: Costa da Serra Golf (Rancho Queimado/SC)
Chef: Rafael Terrassi
Harmonização exclusiva: Vinícola Suzin

Etapa Paraná
Data: 1 de abril – 13h
Local: Vinícola Legado (Campo Largo/PR)
Chef: Gabriela Carvalho
Harmonização exclusiva: Vinícola Legado


leia também

Luiz Vicente Suzin presidirá Ocesc - Marcos Zordan deixa entidade depois de oito anos

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: