Fed deixa aberta possibilidade de elevar juros

Movimento pode ser dado em setembro e não mais em junho

Por Infomoney

Fed deixa aberta possibilidade de elevar juros

O Federal Reserve mostrou nesta quarta-feira (29) que espera que a economia dos Estados Unidos volte a acelerar seu ritmo de recuperação após um início de ano mais lento, deixando aberta a possibilidade para que no próximo encontro, em junho, ocorra a primeira elevação das taxas de juros. Porém, a expectativa dos especialistas segue de que a autoridade americana deve aguardar até setembro para dar início ao movimento de alta dos juros.

O Fed também comentou sobre o lento crescimento da economia dos Estados Unidos no primeiro trimestre, mas disse que o resultado se deve a "fatores transitórios". Embora o PIB e a criação de empregos tenha desacelerado nos três primeiros meses deste ano, a autoridade continua esperando que a atividade econômica irá se expandir em um ritmo moderado", afirmaram os líderes do Fed após a reunião do Fomc (Federal Open Market Committee).

Nesta quarta-feira os Estados Unidos divulgaram o PIB do primeiro trimestre que mostrou um crescimento de 0,2% na comparação anual contra estimativas de 1% de avanço. No quarto trimestre de 2014, a economia americana teve uma expansão de 2,2%. O comunicado do Fed segue a mesma linha das recentes declarações da presidente da autoridade, Janet Yellen, que prefere ser dependente dos dados econômicos para decidir quando irá elevar os juros, trabalhando a decisão a cada nova reunião do Fomc. Ou seja, de agora em diante, uma alta das taxas estará sobre a mesa em todas as reuniões.

 


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: