Vendas do varejo caem 4,2% em janeiro

As lojas de material de construção tiveram queda de 3,6%

Por Agência Brasil

As lojas de material de construção tiveram queda de 3,6% em janeiro, afirma Serasa

O movimento dos consumidores nas lojas de todo o país caiu 2,1% em janeiro deste ano na comparação com dezembro. Em relação a janeiro de 2016, a queda nas vendas do varejo no primeiro mês de 2017 foi de 4,2%, segundo pesquisa do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgada nesta segunda-feira (6), em São Paulo. O desemprego em alta e a necessidade de quitação de dívidas de consumidores mantiveram o consumo enfraquecido no mês, afirmam os economistas da Serasa.

As lojas de material de construção acusaram queda de 3,6% em janeiro, a maior dentre os segmentos varejistas. No setor de veículos, motos e peças a retração foi de 2,4%. No setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, o recuo foi de 2,2%. Houve, ainda, retração de 1,6% tanto no segmento de combustíveis e lubrificantes como no de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Houve crescimento de 0,8% em janeiro na atividade de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas.

Vários segmentos varejistas recuaram em janeiro último em comparação com janeiro do ano passado. A venda de material de construção também apresentou o maior recuo com queda de 12,1% em relação a janeiro de 2016. Em seguida, vem o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, com recuo 11,3%, seguido pelo setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-11,2%). A venda de veículos, motos e peças caiu 9,4% seguida por supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-5,9%) e combustíveis e lubrificantes (-3,2%).


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: