Eunício Oliveira é eleito presidente do Senado

Eleição conferiu 61 dos 81 votos ao senador do PMDB

Por Agência Brasil

Eunício Oliveira é eleito o novo presidente o Senado

Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito nesta quarta-feira (1) o novo presidente o Senado. O novo presidente do Senado teve 61 votos. Já o senador José Medeiros (PSD-MT) teve 10 votos enquanto outros 10 votos foram em branco. Líder do PMDB, Eunício Oliveira (foto) é senador desde 2011. Antes, havia sido deputado federal em três legislaturas (de 1999 a 2010). Na Câmara, ele foi líder do PMDB entre 2003 e 2004 e vice-líder do partido em diversas oportunidades. Em 2004, foi ministro das Comunicações, cargo que ocupou até 2005.

A presidência do Senado é um cargo muito visado pois, além de ser, atualmente, o segundo nome na linha de sucessão da Presidência da República devido ao cenário político pós-impeachment, cabe ao presidente do Senado organizar o andamento dos trabalhos no parlamento. É ele quem determina as matérias que serão votadas ou não naquela legislatura, retira projetos de pauta, transforma a sessão pública em secreta, impugna proposições, decide sobre questões de ordem, gerencia a posse e vacância das cadeiras, entre outras competências.  


leia também

As prováveis consequências do plano do PMDB na Bolsa - Setor educacional pode desvalorizar e celulose se beneficiar

BM&FBovespa fecha em alta após Fed descartar elevar juros - Atuação do Banco Central faz o dólar comercial subir

Governo anuncia redução de oito ministérios - A meta inicial, no pacote de ajuste fiscal, era eliminar dez pastas

J.Malucelli nega pagamento de vantagem ilícita - Grupo paranaense foi citado em delação da Andrade Gutierrez

O mapa do poder na região Sul após o segundo turno - Curitiba anunciou o resultado mais rapidamente. Florianópolis e Santa Maria tiveram as disputas mais acirradas

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: