Você sabe se vender?

Temos necessidade de influenciar amigos, família e colegas

Por Bernt Entschev

Bernt Entschev fala da importância de saber se vender para alcançar objetivos na carreira

Quando se fala em vender,  a gente logo pensa em um produto ou serviço. Vender, em seu conceito essencial, significa influenciar pessoas e assim fazer com que elas adquiram uma ideia, uma experiência ou  um objeto. Mas nos esquecemos que todos os dias temos de vender algo muito importante: nós mesmos.  Digo isso pensando que temos necessidade de influenciar amigos, família e colegas. 

E como fazer isso de forma efetiva? O primeiro passo é ter conhecimento próprio. Saiba quais são as suas qualidades e seus defeitos.  Preste atenção – de verdade –nas pessoas do seu entorno. Tente entender o que pensam e como se sentem.  Use sua aparência como um trunfo. Você pode construir a imagem que deseja transmitir.  Saiba se vestir de acordo com essa imagem para conquistar seu público-alvo.  Fique atento ao seu gestual, pois lembre-se que “o corpo fala”. Cuidado, também, com o vocabulário. Pessoas que só falam gírias e palavrões podem ser percebidas como funcionários sem bagagem cultural.   

Pense em suas metas na carreira. Saiba onde você quer chegar e analise quem pode ajudar a alcançar esse objetivo. Trabalhe para demonstrar sua capacidade e talento. Faça isso em encontros pessoais e nas redes sociais. Aja de forma natural e sutil, pois a promoção em causa própria nem sempre é bem aceita, apesar de ser uma importante ferramenta de crescimento profissional. No seu dia a dia, especialmente no trabalho, fique atento às oportunidades de oferecer uma opinião embasada e demonstrar conhecimentos sobre diferentes temas. Saiba se comunicar de forma clara e direta. Conquiste o respeito e admiração dos seus colegas. Esse é o caminho para uma carreira de sucesso. 


leia também

comentarios




Mauricio

Gostei do texto, fácil e na medida certa. Belos insights.

Comentar

Adicione um comentário: