A arte do vinho na tela do computador

Alguns canais do YouTube para quem deseja aprender

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

Eis alguns canais do YouTube para quem deseja aprender sobre vinhos

Conseguir uma certificação internacional na área de vinhos significa investir muito tempo em profundos estudos. As apostilas, por exemplo, trazem páginas e páginas sobre técnicas de conduzir a videira, tipos de solo e clima e, claro, enografia. Ainda bem que o avanço tecnológico está tornando esse caminho menos íngreme. Entre uma leitura e outra de algum capítulo, costumo recorrer aos sites que oferecem lições em vídeo.  Por isso, gostaria de sugerir alguns canais do YouTube que apresentam aulas rápidas, dinâmicas e que instigam a querer aprender mais e mais sobre o universo dos vinhos.  Divirta-se!


Vinhos de bicicleta
Mostra o mundo do vinho de um jeito descontraído e sem frescura. O sommelier Rodrigo Ferraz descreve as principais uvas e a diferença entre elas. Tudo de uma maneira informal e prática. Assista, a seguir, por exemplo, algumas lições sobre a Cabernet Sauvignon, a rainha das uvas tintas.



Las Chicas de la Xampi
Além de tirar dúvidas, Marcia Anholeti também apresenta receitas que harmonizam com a bebida. No vídeo a seguir, ela ensina as melhores maneiras de harmonizar carne vermelha e vinhos – em teoria. 


O Canal do Vinho
Quando o assunto é vinho, principalmente no Brasil, é difícil encontrar um material em vídeo sobre o assunto, e principalmente que esteja disponível on-line. Jessica Marinzeck resolveu criar o canal, pois ela mesma teve algumas dificuldades quando estava começando. No vídeo a seguir, por exemplo, ela explica como se produz vinhos com uvas podres. Isso mesmo: uvas podres. Curioso? Aperte o play e saiba do que se trata.


leia também

ABS-RS inicia fase de captação de sócios - Entidade também lotou as vagas para a formação da quinta turma de Sommeliers

Aprenda a tomar vinho com Christian Grey - Personagem de Cinquenta Tons de Cinza tem algo a ensinar

Bento Gonçalves anuncia projeto para fomentar turismo de incentivo - Capital Nacional do Vinho lança guia de atividades para empresas que desejam bonificar funcionários com viagens

Brasil: massificar ou elitizar o vinho? - A resposta pode vir da China, conforme relata Milton Pomar, no artigo a seguir

Conhecer vinhos pode ser algo muito divertido - Prova disso é um jogo de tabuleiro lançado pelo consultor Celio Alzer

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: