E o Oscar do vinho de 2016 vai para...

... o uruguaio Gimenez Mendez Alta Reserva Touriga 2013

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

Gimenez Mendez Alta Reserva Touriga 2013, eleito o melhor vinho de 2016 pelo Cepas & Cifras

A Gimenez Mendez é uma vinícola familiar que produz vinhos de alta qualidade no Uruguai. As diversas medalhas conquistadas nos principais concursos, sendo reconhecida como uma das vinícolas que mais ganhou ouros na América do Sul, são algumas provas disso. Também chama a atenção o site deste pequeno empreendimento, pois é totalmente em inglês. Nem mesmo é dada como opção a língua espanhola. Nada mais natural para uma vinícola cosmopolita. 

Cepas & Cifras elegeu o Gimenez Mendez Alta Reserva Touriga 2013 como o melhor vinho de 2016. A começar pela excentricidade de se cultivar uma variedade portuguesa como a Touriga em pleno Uruguai. Na minha opinião, é um vinho inusitado e surpreendente. A casta foi plantada na região de Las Brujas. Esse vinho, inclusive, também foi muito elogiado pelo sommelier uruguaio Daniel Arraspide, titular do Blog Vino y Bebidas. "Sedutor na taça e com perfumes flagrantes que honram a Touriga, esse tinto se mostra musculoso e com expressão de frutas digna de destaque que encanta o paladar", relata Arraspide ao declarar 93 pontos para o rótulo, nota considerada excelente segundo sua avaliação.

Com 10 meses de maturação em carvalho francês e americano, realmente é um tinto perfumado, carnudo e de boa complexidade, que equilibra fruta e madeira com precisão. Para harmonizar pede carnes de sabor intenso, como cordeiro, coelho, leitão assado ou javali. É comercializado no Brasil pela Winelands por R$ 124. 


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: