Itaipu terá compartilhamento de veículos elétricos

O projeto é piloto e vai atender apenas funcionários da usina

Da Redação

redacao@amanha.com.br

Itaipu oferece compartilhamento de veículos elétricos

A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (Ceiia), de Portugal, inauguraram nesta quinta-feira (15), em Foz do Iguaçu (PR), o Sistema de Compartilhamento Inteligente (SCI), para compartilhamento de veículos elétricos (foto). O projeto é piloto e vai atender, nesta primeira fase, apenas funcionários de Itaipu e PTI que necessitem fazer deslocamentos dentro da margem brasileira da usina. 

Inicialmente, serão empregados no projeto 10 veículos elétricos modelo Twizy, da Renault, e 4 pontos de mobilidade inteligente (PMI), que são as estações para retirada e devolução dos carros. Na sequência, o serviço será ampliado, com a incorporação de veículos elétricos modelo Zoe, que possibilitarão o deslocamento para fora da usina – a cidade de Foz do Iguaçu e região. 

Margaret Groff, diretora financeira executiva de Itaipu, explicou que o compartilhamento (carsharing, em inglês) é mais uma etapa da parceria entre Itaipu e Ceiia dentro do Programa de Mobilidade Sustentável (Mob-i), que começou em 2014 e hoje conta com projetos-pilotos em Brasília, Curitiba e Foz do Iguaçu. “Precisamos testar o sistema e fazer os ajustes necessários. Uma vez consolidado, pretendemos expandi-lo para toda a frota de Itaipu, inclusive os modelos a combustão, otimizando os nossos custos com transporte”, explicou. No futuro, o sistema poderá ainda beneficiar outras empresas e instituições públicas.


leia também

Itaipu defenderá integração à rede mundial de reservas de biosfera - Programas ambientais e de sustentabilidade da usina serão apresentados em Paris

Itaipu reassume a liderança mundial em geração - O recorde se soma ao título de maior produção de energia acumulada

Itaipu volta a ser a maior do mundo - A produção de 2015 supriria o consumo do Sul por um ano

Moody’s coloca rating do Paraná em revisão - Deterioração da economia do Brasil impacta estados, diz agência

Presidente da Copel assumirá direção de Itaipu - Luiz Fernando Vianna ocupará lugar de Jorge Samek

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: