FED eleva juros nos EUA para entre 0,5% e 0,75%

Última elevação havia ocorrido em novembro de 2015

Da Redação

redacao@amanha.com.br

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, decidiu elevar a taxa básica de juros da economia do país em 25 pontos-base, para o intervalo entre 0,5% e 0,75%. É apenas a segunda vez em uma década que a taxa é alterada, sendo a última em novembro de 2015.

De acordo com comunicado divulgado pelo FED, os indicadores mostram que o mercado de trabalho segue se fortalecendo e a atividade econômica apresenta expansão moderada desde a metade do ano. Enquanto gastos domésticos têm crescido de maneira moderada, investimentos fixos têm se mostrado fracos.

A inflação, apesar de ter crescido desde o início do ano, segue abaixo da meta de longo prazo do Comitê, fixada em 2%. Porém, a expectativa é de que ela alcance tal índice no médio prazo, refletindo a retomada em preços de energia e importados. Assim, o Fomc espera que com ajustes graduais na política monetária, a atividade econômica se expanda em ritmo moderado e o mercado de trabalho também apresente aquecimento.


leia também

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: