Organize-se antes das suas férias

Preparar seu substituto é uma tarefa importante

Por Bernt Entschev

Eis cinco dicas para que suas férias sejam melhores

O fim do ano está chegando e muita gente já programou suas férias. Nas empresas, isso implica em planejamento e organização. Primeiro, quero lembrar que as férias são necessárias não apenas para a saúde do trabalhador, mas também para seu desempenho. Quem está cansado não consegue fazer render todo seu potencial. Há profissionais que temem as férias, pois pensam que podem ser substituídos no período. Infelizmente, isso acontece em alguns lugares. As empresas aproveitam a saída do funcionário para testar opções e descobrir novos talentos. Tem certa lógica, mas claro que não é justo. Por outro lado, quem trabalha não pode perder o merecido descanso por conta disso. Por isso, o melhor é confiar no seu trabalho e curtir o merecido descanso. Porém, ao deixar o seu posto temporariamente, são necessários certos cuidados. 

1)      Faça uma lista das suas prioridades antes das férias. Tudo o que precisa ser resolvido e encaminhado. Dedique-se a isso. 

2)      Prepare seu substituto, informando as rotinas do trabalho. Convém deixar uma planilha com procedimentos necessários no período, ações em andamento, prazos e contatos daqueles que precisam estar a par dessas atividades. 

3)      Em seu e-mail empresarial, coloque um aviso automático informando sobre as férias e com quem é possível resolver as questões na sua ausência. 

4)      De vez em quando, acesse seu e-mail e a internet durante as férias e veja se há alguma novidade relevante no mercado ou na empresa. Assim quando voltar você não ficará surpreso.

5)      Para que o retorno seja mais tranquilo, elabore antes de sair uma lista de ações para a primeira semana depois das férias. Assim, você não perde tempo, pois todo mundo demora um pouco para “entrar no clima” do trabalho depois dos dias de folga. 

E o mais importante: aproveite suas férias e recarregue suas energias para mais um ano de trabalho!


leia também

O desafio de viajar em família - Como dizia um primo mais velho, o luxo da viagem é a companhia

Países preferidos - Mas, afinal, o que está por trás da subjetividade do destino favorito?

Um combustível para a produção - Aproveite as férias e faça coisas diferentes do habitual

Viajar, missão transcendente - Traduzir contextos culturais deveria ser obrigatório para os que fizeram suas vidas na estrada

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: