PUCRS inaugura Condomínio Inovapucrs

Complexo completa ciclo de formação de empresas no Tecnopuc

Da Redação

redacao@amanha.com.br

PUCRS inaugura Condomínio Inovapucrs

A PUCRS inaugurou nesta sexta-feira (11) o Condomínio de Empresas Inovapucrs (foto). O prédio de 1,5 mil metros quadrados que tem como principal objetivo ser a estrutura que completa o ciclo de formação de empresas no Tecnopuc.  A construção do espaço contou com investimentos de R$ 3 milhões em recursos do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGTEC) e da PUCRS. No evento de lançamento, também foram apresentadas as novas instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS (Ideia) e o Free Zone, um ambiente inédito na universidade, que passam a ocupar salas do Condomínio. 

Para Jorge Audy, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, a inauguração da obra é a consolidação de um ciclo representativo para a universidade, que se propôs a prover infraestrutura e um modelo de atuação que fomenta a inovação e o empreendedorismo. “Esses ambientes, no conjunto dos espaços do Tecnopuc, estabelecem uma plataforma para a efetivação do posicionamento estratégico da PUCRS, focado na Inovação e no Desenvolvimento”, explica Audy. Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, avalia que o Condomínio Inovapucrs representa mais um passo na qualificação da geração de empreendimentos inovadores dentro do ecossistema do Parque. “Trata-se de um local para instalação de empresas com potencial de crescimento empreendedor e que precisam se transformar em um empreendimento capitalizado”, argumenta. 

O Condomínio de Empresas Inovapucrs abrigará startups recém-saídas do processo de incubação, consolidando a capacidade empresarial e preparando-as para a introdução efetiva da inovação tecnológica. O modelo integra-se ao processo de pós-incubação, gerido pela Incubadora Raiar, no qual a proposta é intensificar a conexão das startups pré-incubadas e incubadas com os empresários graduados, fortalecendo o ecossistema de inovação da universidade. “A proposta do Condomínio alinha-se ao conceito de formação de empreendimentos que a Raiar segue, principalmente por entender que a incubação, a aceleração de negócios e o acompanhamento da maturidade das empresas são determinantes para que o impacto social gerado seja dimensionado”, observa Leandro Pompermaier, gerente da Raiar. Além da GetNet, hoje empresa que pertence ao Santander, o condomínio receberá a Rockhead Games e a Tivea Soluções Financeiras.

Playground do inventor
O Condomínio de Empresas Inovapucrs também abrigará o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS, estrutura que gerencia todos os laboratórios e equipamentos destinados à pesquisa na universidade, possibilitando o uso compartilhado dessas estruturas, tanto pela comunidade acadêmica, como por empresas instaladas no Tecnopuc e pelo público externo. Além da mudança para o Condomínio, o Ideia, que completa uma décadas neste ano, passa a oferecer uma estrutura inédita para a Universidade: o Free Zone, espaço equipado com impressoras 3D, serras, furadeiras e outras ferramentas que possibilitem ao empreendedor produzir sua primeira ideia, esgotando-a até a fase do protótipo. “O Free Zone será uma área de experimentação inicial, oportunizando um ambiente de maior liberdade de criação ao inventor”, explica Carlos Nelson dos Reis, diretor do Ideia.

leia também

Nasce, no Sul, um Centro de Inovação para Cidades Inteligentes - O Smart City Innovation Center, iniciativa da Huawei e PUCRS, focará em soluções para saúde, educação e gestão pública

Tecnopuc é eleito o melhor parque tecnológico do Brasil - Esta é a terceira vez que o local recebe o reconhecimento

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: