O futuro começa agora: esteja preparado

Assimile as novas tecnologias até sentir-se confortável com elas

Por Bernt Entschev

Carro autônomo

O mundo nunca mudou tão rápido. As transformações acontecem diariamente. E o que hoje parece normal, não existia há até poucos anos. São vários os exemplos: desde o smartphone e internet até os computadores pessoais. Nas profissões e empresas, não é diferente. E se algo mudou, algo ficou para trás, foi substituído. É a ordem das coisas. Na década de 1990, a Kodak era a maior fabricante de papel fotográfico do mundo. Em 1998, tinha 170 mil funcionários. Poucos anos depois, ficou obsoleta.  Ninguém mais usava papel fotográfico e a empresa faliu. Será que isso era irreversível? Será que não existia um outro caminho? 

É sobre isso que quero falar e, principalmente, para o funcionário ou empresário que tem à sua frente todas as possibilidades e não pode voltar as costas para o futuro. Estar conectado com o que é importante e tentar perceber as tendências de mercado será a diferença entre fracasso e sucesso.

Veja os carros autônomos (foto), por exemplo. Eles estarão disponíveis dentro de alguns anos. O que será dos motoristas? Será preciso uma readequação dessa profissão. Penso que eles irão agir à distância, mais como pilotos de avião, que são supervisores de uma tecnologia que atua automaticamente. Isso mudará também o mercado de seguros, afinal, supostamente haverá menos acidentes. 

E como não sucumbir a essas transformações? Primeiro, fique aberto às mudanças. Prepare-se. Selecione o que quer e o que deve aprender para continuar atualizado. A Internet é uma grande enciclopédia e pode ajudar a direcionar os novos aprendizados. Isso precisa mais de vontade do que dinheiro. A informação nunca foi tão democrática.  Para sobreviver ao futuro, é preciso tempo e dedicação. Leia muito. Assimile as novas tecnologias até sentir-se confortável com elas. E mude sempre que necessário. Afinal, a vida está sempre em movimento e você também. 


leia também

A Apple aumentará sua fatia do bolo - Novos produtos podem mudar a expansão da empresa em novas áreas

A segurança na ponta dos dedos - Impressão digital fará com que pessoas deixem de carregar documentos

A transformação digital da agricultura - Tecnologia pode melhorar rendimento de produtores

Anac autoriza uso de celulares durante voos da Gol - Aparelhos deverão funcionar no modo avião

Angelus inaugura planta de R$ 10,4 milhões - Empresa de Londrina espera crescer 20% ao ano

Aparelho quer transformar televisão em tablet gigante - O Touchjet Wave detecta toques na tela

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: