IBGE: produção industrial recua 3,8% em agosto

No ano, o índice diminuiu 8,2% e, em 12 meses, cedeu 9,3%

Da Redação

redacao@amanha.com.br

IBGE: produção industrial recua 3,8% em agosto

A produção da indústria nacional diminuiu 3,8% em agosto, na comparação com julho, feitos os ajustes sazonais, revela o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse modo, o índice interrompe uma sequência de cinco meses de resultados positivos, período em que acumulou alta de 3,7%. A queda de agosto é a maior desde janeiro de 2012, quando a produção recuou 4,9% ante dezembro do ano anterior. Em julho, a produção industrial cresceu 0,1% em relação ao mês anterior.  

"O setor industrial, em agosto de 2016, volta a mostrar um quadro de menor ritmo produtivo, com perfil disseminado de taxas negativas, já que três das quatro grandes categorias econômicas e 21 das 24 atividades apontaram redução na produção. Com o resultado desse mês, o total da indústria encontra-se 21,3% abaixo do nível recorde alcançado em junho de 2013", descreve a nota do IBGE. 

Entre os setores, as principais influências negativas foram registradas por produtos alimentícios (-8%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-10,4%). No ano, a produção da indústria diminuiu 8,2% e, em 12 meses, cedeu 9,3%. Em 12 meses terminados em julho, o recuo tinha sido maior, de 9,6%.


leia também

A balança da produção está mudando – de novo - Karen Reddington, CEO da FedEx Ásia Pacífico, avalia mapa global da indústria

Acordos comerciais fortalecem exportação catarinense - A indústria de cerâmica é uma das primeiras beneficiadas

Alta no preço do gás natural surpreende indústria de SC - Tarifa do insumo recebeu elevação média de 10%

As jabuticabas tributárias fazem o Brasil ser injusto - Opinião é de Rafael Nichele, novo presidente do IET

Atividade econômica do Sul cai 2,5% em 2015 - Queda foi puxada por desempenho negativo do comércio e da indústria

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: