Busque inspiração nas Olimpíadas

Praticar esportes pode melhorar desempenho profissional

Por Bernt Entschev

Disciplina, determinação e criatividade. Esses são alguns dos resultados obtidos com a prática de esportes como podemos vivenciar em muitos casos vividos pelos atletas nas Olimpíadas do Rio. E cada vez mais pessoas se dão conta que essas características se refletem diretamente no desempenho profissional. Tenho visto exemplos de executivos que, por praticarem algum esporte, incentivam seus funcionários a fazerem o mesmo. São os casos de Abílio Diniz, do Conselho de Administração do Grupo Carrefour, e Paulo Lemann, da AB Inbev.  

Esse incentivo não é sem razão. De forma geral, os esportes melhoram a percepção do indivíduo sobre o que acontece a sua volta, além de passarem a ter facilidade para perceber situações, processos e necessidades. O exercício físico também aumenta a segurança e a velocidade na tomada de decisões. Quando o corpo fica desligado, sentado durante muito tempo, essa sensibilidade naturalmente se perde.  

Rafael Augusto, diretor de marketing da rede de pizzarias Patroni, surfa há quase duas décadas. Ele afirma que seu sucesso se deve ao esporte, que o ajuda a ter disciplina e comprometimento em tudo que faz.  Rafael explica que, para surfar, é necessário ter regularidade nos treinos e muito empenho. E faz um paralelo com a vida executiva. “Precisamos de dedicação para desenvolver projetos”, disse-me. Enxergar os problemas e atividades fora da rotina é uma obrigação. É como entender a maré, prever qual onda virá e se adaptar ao movimento dela. O executivo conta que, depois que sai do mar, consegue resolver muitas pendências. Outro caso é o de Daniela Venâncio, diretora de franquias da Tip Top, que pratica tênis há três anos. Ela conta que consegue ser muito mais centrada, uma qualidade que aperfeiçoou frequentando as quadras. 

Se não bastasse tudo isso, o esporte ainda combate o estresse e auxilia na manutenção da saúde física e mental. Portanto, se você ainda não escolheu uma dessas atividades fora do trabalho, pense seriamente e dedique algum tempo livre para isso.  Você só tem a ganhar. 


leia também

Encerramento da Olimpíada traz dose de otimismo - Imprensa internacional destaca retomada do crescimento no país

Exercícios físicos e Olimpíada - Esporte é vida. E a festa de abertura já foi um belo começo

Grupo Afeet acelera expansão no Sul - Empresa planeja dobrar o número de lojas na região até o fim de 2017

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: