Anote na agenda: 30 de agosto, 8h30

É a data das inscrições para a maior degustação de vinhos de uma mesma safra do mundo

Por Marcos Graciani

graciani@amanha.com.br

Anote na agenda: 30 de agosto, 8h30. Na próxima terça-feira o público poderá garantir sua inscrição clicando aqui, com vagas limitadas (serão 850, no total) para a 24ª Avaliação Nacional de Vinhos (ANV). A degustação, que será no dia 24 de setembro, é promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e tem a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho e apoio do IFRS – Campus Bento Gonçalves. O evento reunirá apreciadorespara degustar 16 vinhos selecionados entre os mais representativos da Safra 2016. A inscrição custará R$ 270 (associados da ABE pagarão R$ 220).

Mas fique atento, pois as vagas costumam esgotar no primeiro dia. “A Avaliação Nacional de Vinhos é uma experiência única, que une centenas de pessoas com algo em comum: a paixão e a curiosidade pelo mundo dos vinhos. Por isso, as vagas são muito disputadas e aqueles que desejam participar já devem se programar”, ressalta o enólogo Juliano Perin, presidente da ABE.

Cada uma das 16 amostras será degustada por todos os participantes, além de ser comentada por um dos convidados que compõem o painel de comentaristas. Neste momento, o evento tem um caráter lúdico, pois permite que o público faça sua própria análise e compare suas impressões com as de especialistas no assunto. E, no final, serão divulgados os nomes dos vinhos que integram os 30% mais representativos da safra 2016, incluindo os degustados às cegas pelo público.

A escolha das 16 amostras
Neste ano, cerca de 15 profissionais estiveram envolvidos na coleta de 241 amostras realizada de 18 de julho a 3 de agosto sob a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho. No decorrer do período, as equipes foram até 46 vinícolas localizadas na Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo para recolher nove garrafas de cada amostra inscrita na Avaliação, somando 2.169 exemplares sem rótulo ou marca que identifique a empresa participante. 

No total, as amostras percorreram a distância de 9.240 quilômetros até o município gaúcho. “Foi um processo de muita responsabilidade, pois mobilizamos profissionais para coletar vinhos diretamente de tanques, lotes de barricas ou já em garrafas – muitos ainda em fase de maturação e estabilização. Mas as vinícolas confiam no trabalho desenvolvido pelas equipes, ratificando a credibilidade do evento”, explica Mauro Zanus, chefe geral da Embrapa Uva e Vinho. A etapa seguinte, que teve início dia 18 de agosto e se encerra na quinta-feira (25), consiste na Degustação de Seleção com a participação de 90 enólogos divididos em seis grupos de 15 profissionais que avaliam as amostras no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, para indicar as 30% mais representativas da Safra 2016.


leia também

Anote na agenda: 29 de agosto, terça, 8h30 - É sua chance de ser um dos 850 degustadores da 25ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos

Capital Nacional do Vinho apresenta atrações para 2017 - Bento Day percorrerá Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília para estimular um dos setores que sustenta sua economia

Edegar Scortegagna é eleito presidente da ABE - Atualmente, ele é o enólogo da Luiz Argenta Vinhos Finos

O vinho brasileiro no divã - Bento Gonçalves sediará Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia

Uma oportunidade para beber na fonte - Curso no Sul possibilitará aprendizado com enólogos

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: