Um combustível para a produção

Aproveite as férias e faça coisas diferentes do habitual

Por Bernt Entschev

Tem gente que não tira férias por entender que não haverá ninguém para atender às demandas da sua área ou mesmo que, havendo um substituto, este pode acabar ficando com sua vaga de trabalho. Só que a falta de descanso acaba comprometendo a saúde do trabalhador e seu desempenho – a ponto de realmente colocar em risco seu emprego.  Para uma boa produtividade da empresa e do colaborador, as férias devem ser usufruídas periodicamente. E cabe à chefia proporcionar ao profissional a segurança de que a saída será apenas temporária. Para quem vai sair, é fundamental deixar seu trabalho organizado, orientar quem vai substituí-lo para que tudo corra bem na sua ausência, sem prejuízos à empresa. 

Mas não basta sair em férias. É preciso se desligar dos problemas para ter um descanso efetivo. Porém, um afastamento longo, de 20 a 30 dias, pode comprometer a atualização do profissional em relação ao mercado. Por isso, minha sugestão é manter contato apenas para saber dos eventos mais relevantes em relação ao seu segmento. Vale uma olhadinha no noticiário, e-mail ou WhatsApp, apenas para tomar conhecimento de fatos que podem mexer com a sua área. Durante as férias, é ideal aproveitar o tempo livre para fazer coisas diferentes do habitual. Praticar esportes ou conhecer novos lugares são atividades que muitas vezes cansam o corpo, mas ajudam a descansar a mente. 

A volta também requer atenção. Para retornar ao trabalho com mais tranquilidade e disposição, é fundamental um planejamento financeiro das férias, evitando dívidas. Também sugiro ir preparando seu relógio biológico para a volta à rotina, adequando aos poucos os horários de sono e refeições. Na véspera do retorno à empresa, facilita muito fazer um pequeno planejamento do que precisa ser feito nos primeiros dias. De volta ao trabalho, é hora de mergulhar nas atividades que for desempenhar, com a mente pronta para criar e encarar novos desafios. 


leia também

O desafio de viajar em família - Como dizia um primo mais velho, o luxo da viagem é a companhia

Organize-se antes das suas férias - Preparar seu substituto é uma tarefa importante

Países preferidos - Mas, afinal, o que está por trás da subjetividade do destino favorito?

Viajar, missão transcendente - Traduzir contextos culturais deveria ser obrigatório para os que fizeram suas vidas na estrada

comentarios


Seja o primeiro a comentar a notícia!



Comentar

Adicione um comentário: